sexta-feira, 4 de maio de 2012

A OBRA DE DEUS E AS OBRAS DOS HOMENS



Graça e Paz de Deus e de Jesus Cristo a todos...

Relembrando: na mensagem anterior (PORQUE SE DEVE ADORAR APENAS A DEUS), foi transmitido que somente a Deus e a Jesus Cristo, o seu Filho, é que se deve adorar! Por esta razão que devemos nos guardar para não adorarmos a qualquer outra coisa ou pessoa, que não seja o Senhor Deus e a Cristo Jesus. Por isso, a adoração dirigida a qualquer outro objeto, pessoa, obra, instituição ou ser, que não seja Deus, é idolatria! Por isso que o Senhor Deus tem procurado os seus verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Veja: Jo 4:23, 24 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem . Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

 Começando...
Hoje falaremos a respeito de “a Obra de Deus e as obras dos homens”.
As pessoas quando se aproximam de Deus querem saber como se faz para realizar a obra de Deus. Geralmente eu respondo: não se pode fazer nada, pois ela já está feita! Como assim? Bem, o Apóstolo Paulo sintetizou tudo o que eu estou tentando explicar em um único versículo, veja: HEBREUS 11:3 –Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê”.
Todas as coisas foram criadas pela Palavra de Deus. O Senhor Deus não se esforçou como os homens fazem para realizar qualquer obra. Veja: Gênesis 1:3 –Disse Deus: haja luz. E houve luz”. Deus não precisou de matéria prima, operários, ferramentas, recursos – claro que não! O nosso Deus, com apenas a sua Palavra, Ele transformou “o nada”, trazendo-o ao plano da existência! Aleluias!!! Por esta razão que Paulo diz que o “visível não foi feito daquilo que se vê”.
Os homens, para realizar uma obra, precisam de um plano ou projeto. Você viu em algum lugar nas Escrituras Sagradas que Deus se utilizou de algum projeto para realizar a sua obra criadora ou salvadora? Não existe! Sabia por quê?  Porque todas as coisas foram criadas pela sua Palavra, por sua vontade. Todas as coisas mesmo! O passado, o presente e o futuro já foram criados por Deus, por intermédio de sua Palavra (vontade)!
Você pode estar se perguntando: Deus já criou o futuro? Claro que sim! Deus é eterno! Veja: Salmo 90:2 –Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”. Ele não está limitado à nossa dimensão temporal a qual estamos inseridos. E é isto que significa eternidade: um tempo não limitado por um início e nem por um fim. Por esta razão, todas as profecias Bíblicas se cumprem, pois Deus já construiu o futuro, entendeu?!
A Bíblia não é o projeto, mas é o relato das coisas que já foram feitas por Deus, que são e do que ainda há de ser. Veja: HEBREUS 4:3 –(...) embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo;”. Ou seja, todas as coisas já estão prontas desde o início do nosso mundo por Deus.
Então voltemos à pergunta anterior: como se faz para realizar a obra de Deus? Ela não pode ser feita, pois ela já está pronta e acabada! A obra de Deus foi feita por sua Palavra, ou seja, todas as coisas são o que são (ou ainda serão em relação a nossa dimensão de tempo e espaço) em função da vontade criadora de Deus, pura e simplesmente assim. Tanto a obra criadora e a obra salvadora já estão feitas e seladas pela Palavra do Pai. Veja: ISAÍAS 55:11 –assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.
Você pode então se perguntar: Eu não posso servir a obra de Deus? Isso mesmo! Você não pode realizar a obra de Deus, pois ela já está feita (realizada). Seria o mesmo que olhar para uma casa toda prontinha e dizer que irá fazê-la. Não seria possível, pois ela já existe.
As pessoas não podem servir (realizar) a obra de Deus, mas sim, serem servidos da obra de Deus! Todos nós usufruímos das coisas criadas por Deus. Então, nós não servimos, mas somos servidos pela obra de Deus.  Isso mesmo! Veja: MATEUS 20:28 –assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. O Senhor Jesus é a Obra Salvadora de Deus. Pelos seus próprios lábios Ele reconhece que a Obra (Ele, Jesus) existe para servir e não para ser servido. E o que é mais interessante é que os homens através das suas religiões e suas obras ensinam justamente o contrário!
Por mais que Você quisesse realizar a obra de Deus, Você não poderia, pois não há o que se fazer mais, entendeu?! A obra de Deus não precisa de homens para a sua existência. Veja: ·ATOS 17:25 –nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;”. A obra de Deus vem ao plano da existência pela Palavra do Criador e não pela ação, esforço ou trabalho humano.
Mas há um segredo a ser revelado: o homem não deve servir a obra de Deus, mas deve sim servir a Deus! Há uma grande diferença nesta relação. Veja:·DEUTERONÔMIO 11:13 –E há de ser que, se diligentemente obedeceres a meus mandamentos que eu hoje te ordeno, de amar ao Senhor teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma,”. Esta é a relação que devemos ter para com Deus! Por exemplo, os homens são obras da mão de Deus. Mas, muitos teimam em querer servir a obra, pensando que estão servindo a Deus, mas estão servindo na verdade aos homens, suas obras e criações. Veja o que a Bíblia diz a respeito desta relação equivocada: ROMANOS 1:25 – “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.”. Não será por intermédio dos homens e das suas obras que alcançaremos à salvação de nossas vidas! Preste atenção ao que o Senhor Jesus disse a respeito das pessoas que servem a dois senhores (por exemplo: querem servir a Deus, mas também evidenciam em seus corações as obras e os homens): MATEUS 6:24 –Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. (...)”. Entendeu?! Se Você persistir em servir a obra, Deus não aceitará a sua adoração. Você não será aceito diante do Pai! Mas se Você largar as obras e seguir a Cristo, veja o que acontecerá: JOÃO 12:26 –Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará”.
E por esta razão que a Palavra de Deus nos ensina que estamos vivendo o período da graça do Senhor. Veja: II TIMÓTEO 1:9 –que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,”. Ou seja, antes de todas as coisas existirem, Deus já possuía o propósito de nos chamar e nos salvar por intermédio do seu Filho Jesus, entendeu?! Por isso que o Senhor Jesus disse: ·JOÃO 6:29 –Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou”. Ou seja, a obra de Deus é ter fé (crer) em Jesus e não realizar algo para Jesus!
Mas Você pode se perguntar: então o que é aquilo que eu faço na minha igreja todos os finais de semana, por exemplo? Você executa a vontade de Deus, ou seja, Você serve a Deus. Veja: HEBREUS 10:36 –Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. Ou ainda: I JOÃO 2:17 –Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”. Se Você fizer a vontade de Deus, alcançará a promessa e permanecerá para sempre, ou seja, terá a vida eterna com Deus! Fazer a vontade de Deus é diferente de fazer a obra.
Por esta razão, tudo aquilo que o homem faz é obra do homem. Mesmo que seja uma boa ação ou um trabalho para uma igreja, continuará sendo uma obra humana. A diferença consistirá em duas razões: o que Você faz e como Você faz. Se Você faz o que Deus quer que seja feito e à Sua maneira (vontade de Deus), a obra humana estará em consonância com a obra de Deus. Veja: GÊNESIS 4:3-7 -Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.”.
Se a obra do homem estiver em consonância com a vontade de Deus, Ele a aceita, não pelo mérito de sua obra, mas por Sua graça e Seu amor. Olhe o exemplo de Salomão. Ele construiu o templo para Deus e veja o que aquele disse: I REIS 8:27 –Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que o céu, e até o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos esta casa que edifiquei!”. Por mais que façamos qualquer coisa com a maior dedicação, atingindo o limite da nossa perfeição humana, certamente não se poderá comparar com a perfeição de Deus. Então porque Deus nos aceita? Porque Ele age com graça e amor para com o homem!
Mas se as obras dos homens estiverem de acordo com a vontade de Deus, Ele as aceita. Veja: 1 Reis 9:2,3 –apareceu-lhe o Senhor segunda vez, como lhe tinha aparecido em Gibeão. E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica, que fizeste perante mim; santifiquei esta casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias”.
Mas existem pessoas que dizem: “a obra é tudo para mim”, ou “eu vivo para obra”, ou “o meu tempo é para obra”, ou” eu acordo, tomo café, almoço, janto e vou dormir com obra”. Não confundamos as nossas obras humanas com a obra de Deus!
Olhe, preste bastante atenção: EFÉSIOS 2:8,9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
Esta passagem Bíblica nos ensina que não é pela obra que se alcança a salvação, é pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, entendeu?!
Se Você for o tipo da pessoa que tenta fazer milhares de coisas em nome da obra de Deus, saiba que o Senhor Deus requer de Você apenas a sua crença (fé) em Cristo Jesus, o nosso Salvador. Pois Ele morreu na cruz para nos dar vida e vida eterna. Veja: JOÃO 6:29 –Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou”.
Após esta fase, a de crer em Jesus, Você estará apto a conhecer a vontade de Deus, e se tornará um instrumento para realizar os propósitos do Pai. Portanto, Você será salvo, não por realizar qualquer obra, mas sim pela graça maravilhosa de Deus. E será por esta razão, por ter recebido de graça a vida eterna, que Você irá realizar algo para Deus e não o contrário - entendeu?!

Concluindo meus Irmãos: primeiramente, a obra de Deus não pode ser realizada por homem algum, pois ela já está totalmente concluída por intermédio da Palavra do Criador, isto é, a obra de Deus está totalmente pronta e selada. Mas será o contrário, se Você entender e realizar a vontade de Deus, a Obra Salvadora de Deus agirá em sua vida. Em segundo, a salvação de nossas vidas, não é pelas obras, mas é pela graça maravilhosa de Deus, pela fé em Cristo Jesus o Salvador. Por fim, as obras dos homens quando realizadas de acordo com a vontade do Pai, é aceita por Ele, mas não pela dedicação ou perfeição das ações, mas sim, pelo amor e pela maravilhosa graça de Deus.

Na próxima mensagem, falarei a respeito de “a salvação é pela Graça de Deus”.

Desejo que o Senhor Deus nos abençoe e até a próxima...

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Para maiores informações:
http://www.orkut.com.br/Main#Home – Evangelho do Reino
https://twitter.com/ - Evangelho do Reino
Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar!

Um comentário:

  1. você esqueceu de uma coisa: JESUS disse: quem crê em mim, fará as mesmas OBRAS que EU faço, outras maiores fará, porque eu vou para junto de meu PAI. JOÃO 14

    ResponderExcluir