segunda-feira, 2 de abril de 2012

COMO É POSSÍVEL ALCANÇAR A VIDA ETERNA EM JESUS CRISTO (PARTE II)



A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos,

         Começando...

Hoje vou tratar de outros aspectos deste tema.

Relembrando: na mensagem anterior (COMO É POSSÍVEL ALCANÇAR A VIDA ETERNA EM JESUS CRISTO - PARTE I), foi transmitido que para alcançar a vida eterna em Jesus Cristo é necessário fazer a escolha pelo Único Caminho (Mt 7:13) que é Jesus Cristo (Jo 14:06). Mas para isso, Você deverá acreditar que Ele é a Salvação (At 16:31). E por fim, deverá permanecer neste Caminho (I Jo 2:24; Mc 13:35; Mt 25:13; Mc 13:33; Lc 13:24), pois Ele em breve voltará (Hb 10:37).

Entretanto, para que isso ocorra, só será possível se Você reconhecer a sua situação de pecador e com arrependimento, pedir o perdão a Deus e a remissão dos seus pecados pelo intermédio do sangue de Jesus (I Jo 1:7).

Mas muitos podem estar se perguntando: mas porque eu deveria aceitar a Jesus Cristo? E ainda: Se sou uma pessoa boa, porque eu devo me arrepender das minhas ações? E ainda: ajudo as pessoas, faço o bem, cumpro as minhas obrigações, sou um bom pai (mãe, esposa, filho, filha, etc...), ajudo os pobres, porque deveria me arrepender de minhas atitudes? Ou ainda: não sou uma pessoa boa; já fiz muitas coisas erradas; vivo uma situação desesperadora e não há solução para os meus problemas; sinto que não há perdão para os meus pecados!

Então vamos... Na primeira mensagem (O HOMEM À IMAGEM E À SEMELHANÇA DE DEUS), foi dito que o homem original possuía a vida eterna, mas em função de sua má escolha (pecado), perdeu a qualidade que tinha de uma vida sem fim. Em função desta perda, o homem passou a ter um limite de sua duração, sendo o seu termo, a morte.

Mas a maior conseqüência gerada pelo pecado original, não foi apenas a morte física, mas sim a morte espiritual que é para toda a eternidade! Pois em razão do pecado, fomos destituídos da glória perfeita de Deus (RM 3:23 e GN 3:23, 24).

Agora vamos às respostas das perguntas e afirmação acima:

1.       Mas porque eu deveria aceitar a Jesus Cristo?

Bem, como foi demonstrada na primeira mensagem (O HOMEM À IMAGEM E À SEMELHANÇA DE DEUS), a vida eterna é uma qualidade de Deus. Como o homem foi destituído de Sua presença, o homem perdeu a vida eterna que outrora possuía. No entanto, como o plano original de Deus era de que o homem vivesse eternamente com Ele, Deus mandou o seu Filho para resgatar a humanidade do seu destino de morte (·I JOÃO 4:14 – “E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo”).
E porque o mundo precisaria ser salvo? Porque a morte tornou-se essência da natureza humana (Rm 15:2), ou seja, não apenas Adão e Eva, mas toda a humanidade ficou sujeita ao jugo do pecado (ROMANOS 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”).
Por esta razão, Jesus é aquele que tira o pecado do mundo (JOÃO 1:29 – “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”).
Portanto, aceitar o Senhor Jesus como seu único e exclusivo Salvador é aceita-lo como o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14:6) que leva a Deus, o autor da vida. E para aceitar a Jesus basta Você crer que Ele é a Vida Eterna (·JOÃO 11:25 – “Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;”).

2.       Se sou uma pessoa boa, porque eu devo me arrepender das minhas ações?

Como foi dito acima, o problema do pecado, não está apenas relacionado ao caráter humano ou suas atitudes. O pecado está relacionado à sua natureza (ROMANOS 5:12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”).
Com o arrependimento, os pecados são apagados (At 3:19) e tornando o homem arrependido em Jesus, participante da Sua natureza Divina (II PEDRO 1:4 – “pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”).

3.       Ajudo as pessoas, faço o bem, cumpro as minhas obrigações, sou um bom pai (mãe, esposa, filho, filha, etc...), ajudo os pobres, porque deveria me arrepender de minhas atitudes?

A resposta anterior atende a esta pergunta, pois o pecado não está apenas nas ações erradas ou no caráter de cada um, mas na própria natureza humana. Entretanto, não será pela simples razão de cumprir suas obrigações legais, sociais e morais, que o homem irá se justificar perante Deus (ROMANOS 3:20 – “porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado”).
Portanto, a justificação dos pecados, não virá pelas obras, mas sim, pela fé em Jesus Cristo (GÁLATAS 2:16 – “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada”).

4.       Não sou uma pessoa boa; já fiz muitas coisas erradas; vivo uma situação desesperadora e não há solução para os meus problemas; sinto que não há perdão para os meus pecados!

O Senhor Jesus em seu ministério disse que Ele veio para salvar aqueles que reconhecem a sua natureza (MARCOS 2:17 – “Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores”).
Aqueles que se acham pessoas boas, ou que pensam que não necessitam de Jesus, erram neste tipo de pensamento (JOÃO 9:41 – “Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado”).
Desta forma, se Você está vivendo uma situação muito difícil, ou acha que é uma pessoa com muitos pecados, lembre-se que Jesus veio ao mundo para salvar pessoas como Você e eu.
Lembre-se sempre do fato em que o Senhor Jesus presenciou, a respeito da mulher que foi pega em adultério, e Ele, que não tinha pecado algum, disse: “(...) Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra” (JOÃO 8:7). Portanto, Jesus era o único que poderia apedrejá-la, mas não o fez, por que Ele veio para nos dar Vida (·JOÃO 10:10 – “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”).

Concluindo meus Queridos, para obter a Salvação é necessário arrepender-se dos seus pecados, crer na morte e na ressurreição do Senhor Jesus por Você, e recebê-lo como Senhor e único e exclusivo Salvador de sua vida. É necessário que Você ouça as palavras de Jesus e creia em Deus (·JOÃO 5:24 – “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”). Mas também, não é apenas ouvir o que Jesus diz, mas também praticar e guardar Suas palavras dentro de si (JOÃO 8:51 – “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”).

Na próxima mensagem, explicarei a importância do batismo nas águas.

Desejo que o Senhor Deus nos abençoe e até a próxima...


“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”


Para maiores informações:

http://www.orkut.com.br/Main#Home – Evangelho do Reino
https://twitter.com/ - Evangelho do Reino


Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário