quinta-feira, 5 de abril de 2012

O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO



A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos,

         Começando...
Relembrando: na mensagem anterior (A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS), foi transmitido que o Batismo nas águas é um símbolo. Ele, assim como as boas obras, não salva (nem ajudam a salvar) e nem purifica, mas simboliza o seu novo nascimento em Cristo Jesus. Deve ser feito por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todo o salvo deve ser batizado, obedecendo à ordenança de Jesus. O Batismo nas águas é o seu testemunho público da sua fé e da sua salvação em Jesus Cristo. Após ser batizado, Você irá integrar à vida ativa da Igreja.
Foi dito também que o Batismo nas águas não é o Batismo no Espírito Santo. Então, o que é o Batismo com o Espírito Santo?
Bem, responderei a questão, entretanto é necessário fazer ainda algumas considerações:

Primeiramente, devemos entender um pouco melhor quem é e qual é o papel do Espírito Santo.

* Quem é o Espírito Santo?

Gênesis 1:2 – “E a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito Santo se movia sobre a face das águas”.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele se fez presente na criação de todas as coisas. Mas Ele permaneceu obscuro no período compreendido pelo Velho Testamento, mas foi evidenciado pelo ministério do Senhor Jesus e na vida da sua Igreja.

O Espírito Santo é Deus presente na vida da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Em Mateus 28:19, o Senhor Jesus dá a seguinte ordenança: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”. Isto quer dizer que o próprio Senhor Jesus coloca o Espírito Santo no mesmo patamar do Pai e do Filho.
Pedro, no episódio de Ananias e Safira, diz a Ananias que ele não mentiu aos homens, mas a Deus. Na verdade, Pedro quis dizer que Ananias não mentiu à pessoa dele, mas ao Espírito Santo que estava em sua vida. Portanto, Pedro coloca o Espírito Santo na condição de Deus (Atos 5:4).
Já Paulo, na carta aos Hebreus, no capítulo 10 verso 15, diz o seguinte: “E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito:”, e no verso 16 ele continua citando parte da escritura de Jeremias 31:33. Sendo que nesta passagem de Jeremias, em que Paulo não cita, diz o seguinte: “(...) e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Jeremias 31:33). Portanto, Paulo na sua menção, diz que foi o Espírito Santo é quem disse aquilo que foi dado pelo Senhor Deus à Jeremias (Jeremias 30:1). Desta forma, o Espírito Santo é Deus.
Portanto, o Espírito Santo é uma pessoa espiritual, como Deus é espírito (Jo 4:24).

O Espírito Santo é o Ajudador (Consolador) das nossas vidas e da Igreja. ·Em JOÃO 14:16, o Senhor Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre”.

O Espírito Santo é a Vida Eterna. Caso Você tenha lido a primeira mensagem (O HOMEM À IMAGEM E À SEMELHANÇA DE DEUS), viu que Deus soprou no homem original o seu sopro de vida pelos seus próprios lábios. A substância essencial que nos deu vida saiu de dentro de Deus! Este sopro, nada mais é que o próprio Espírito Santo de Deus. Tanto é assim, que o Senhor Jesus após a sua ressurreição (isto é, após ter vencido a morte! – 1 Co 15:21), estando Ele cheio de Vida, soprou nos seus discípulos o Espírito Santo (Jo 20:22 – “E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”). Porque o Senhor Jesus agiu da mesma forma que Deus, quando formou o homem original? Ora, os discípulos - que representavam naquele momento o Corpo (a Igreja) de Cristo – estavam recebendo a Vida Eterna do Senhor Jesus Cristo. Ora, somente Aquele que venceu a morte, tem o poder de transmitir a Vida! Aleluias! Então, o Senhor Jesus restituiu a Vida Eterna que havia se perdido em função do pecado cometido pelo homem original. Desta forma, o Espírito Santo é a Vida Eterna que a Igreja possui. Por isso que a Igreja é um corpo vivo, porque tem o Espírito Santo de Deus!




* Qual é o papel do Espírito Santo?

O Espírito Santo possui diversos papeis, vejamos alguns deles:

1.       Ensinar: Jo 14: 26 – “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.

2.       Guiar: Jo 16:13 – “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras”.

3.       Testemunhar: Jo 15:26 –Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim”;

4.       Ordenar: At 16:6,7 –Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”.

5.       Interceder: Rm 8:26 –Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

6.       Dizer: Ap 2:7 –Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

7.       Escolher: At 13:2 –Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

8.       Testificar: Gl 4:6 – “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.

9.       Auxiliar: At 9:31 –Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava”.

10.   Ajudar: Rm 8:26 –Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

11.   Convencer: Jo 15:8 –E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”.

Agora que já sabemos quem é o Espírito Santo e o que Ele faz por nós, devemos entender o que é o Batismo no Espírito Santo.


* Então, o que é o Batismo no Espírito Santo?

O Batismo no Espírito Santo é o cumprimento de uma promessa: Como foi dito, no período correspondente ao Velho Testamento, o Espírito Santo era manifesto apenas a algumas pessoas. Estas eram escolhidas por Deus, em razão de sua vontade e por desempenharem determinados papéis. Reis, sacerdotes, juízes, profetas, libertadores de Israel, eram ungidos (o equivalente ao Batismo no Espírito Santo), momento pelo qual passavam a desenvolver qualidades especiais dadas por Deus. As pessoas comuns não eram usualmente agraciadas pelo Espírito Santo.
Foi então que Deus fez uma promessa por intermédio do Profeta Joel, sendo cumprida após 800 anos aproximadamente, que foi a seguinte (Joel 2:28,29):

Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.

Após 800 anos (aproximadamente) desta promessa, já no ministério do Senhor Jesus, Ele ordenou aos seus discípulos o seguinte (Lc 24:49): “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.  O Senhor Jesus se refere à promessa de Deus que foi dada por intermédio do Profeta Joel.

Após o ministério do Senhor Jesus, e em obediência à Sua ordenança, ocorreu os seguintes fatos:

Atos 1:4 – “E estando com eles determinou-lhes que não se ausentassem, mas que esperassem a promessa do Pai”.

Atos 1:5 – “Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias”.

Atos 1: 14 – “Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.
                                        
Atos 2:1-4 – “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

A descida do Espírito Santo foi um marco na vida da Igreja, sendo considerado o início do período da graça. Por esta razão, que o Batismo no Espírito Santo é considerado uma promessa cumprida por Deus.

O Batismo no Espírito Santo é o revestimento do Poder de Deus: O Batismo no Espírito Santo é o revestimento do Poder de Deus na vida dos seus servos e da Igreja. O Senhor Jesus prometeu o seguinte (Marcos 16:17,18): “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”.

O Batismo no Espírito Santo é uma necessidade da Igreja: At 19:6 – “Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam”.

Portanto, o Batismo no Espírito Santo é a experiência na qual Deus cumpre a sua promessa na vida dos seus servos e na vida da Igreja. Sendo que o Poder de Deus preenche a vida dos seus servos para anunciar a salvação em Cristo Jesus, para a realização do Seu ministério, para a realização do Seu serviço, para a obtenção de uma vida liberta e vitoriosa no Senhor Jesus Cristo. 


* Como se manifesta o agir do Espírito Santo na vida do crente em Jesus Cristo?

Os cristãos são primeiramente transformados, resultando em um novo nascimento e em segundo lugar, são batizados no Espírito Santo.

Jo 3:5 – “Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Atos 1:5 – “Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias”.
O novo nascimento garante a uma pessoa a vida eterna. Enquanto que o Batismo no Espírito Santo, garante aos cristãos, que tiveram este novo nascimento, o Poder de Deus para anunciar a salvação em Jesus Cristo.


* A partir de qual momento o crente poderá receber o Batismo no Espírito Santo?

A partir de sua conversão (de seu novo nascimento). Veja o que diz em Atos 19:2 – “perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo”.


* Como se pode receber o Batismo no Espírito Santo?

Receberá o Batismo com o Espírito Santo:

  1. Primeiramente, por ser um cristão com um novo nascimento. Ver Jo 14:17 – “a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós”.

  1. Se pedir ao Pai. Ver Lc 11:13 – “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”.

  1. Se crer no Senhor Jesus Cristo. Ver Jo 7:39 – “Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”.

  1. Se for obediente às orientações de Deus. Ver em At 5:32 – “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”.

  1. Se pagar um preço em oração a Deus. Ver Atos 1:14Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.

  1. Por liberalidade do Senhor Jesus. Ver Jo 20:22 –E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.

  1. Por liberalidade do Espírito Santo. Ver At 2:4 – “E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

  1. Por intermédio do Senhor Jesus. Ver Jo 1:33 – “Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo”.

  1. Pela a imposição de mãos dos ministros de Deus. Ver At 8:17 – “Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo”. Ver ainda: At 9:10-18; At 19:1-7.

  1. Pela ministração da Palavra. Ver At 10:44 – “Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra”.


* Qual atitude devo ter para receber o Batismo no Espírito Santo?

Ter fé no Senhor Jesus Cristo. Ver Tiago 1:6-8 – “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”.


* E como adquirir a Fé no Senhor Jesus?

Romanos 10:17 – “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”.


* É necessário um coração remido (arrependido) e ter um novo nascimento?

Sim! Ver em Atos 2:38 – “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.


* É necessário ser batizado nas águas para depois ser Batizado no Espírito Santo?

Não! Ver At 10:44 – “Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra”.



* Há uma promessa e garantia por intermédio do Batismo no Espírito Santo?

Sim! Veja em 2 Coríntios 1:22 – “o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações”.


* Há uma responsabilidade após recebimento do Batismo no Espírito Santo?

Sim! Após o novo nascimento e o Batismo no Espírito Santo é necessário buscar a constante santificação, pois somos considerados templos do Espírito Santo. Veja em 1 Coríntios 6:19 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.


* Como posso saber que recebi o Batismo no Espírito Santo?

Será de fácil percepção. Veja os versos seguintes:

Atos 2:4 – “E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Atos 10:45 -  “Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo”;

Atos 19:6 –Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam”.

I Coríntios 14:18 e 19 – “Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos. Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua”.


* Qual é o propósito e a importância do Batismo no Espírito Santo?

O Batismo no Espírito Santo visa primeiramente conceder o poder de Deus para testemunhar a respeito da salvação em Cristo Jesus. Sendo que o ministério do Espírito Santo é o de convencer o mundo do pecado. Ele opera por meio de sua Igreja Fiel, e é por esta razão que os crentes em Jesus são revestidos de Poder. Veja os versos seguintes:

Lucas 24:47-49 – “e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.

At 1:8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”.


* Como o Poder do Espírito Santo se manifesta?

  1. Através dos Dons Espirituais. Veja os versos seguintes:

1 Coríntios 12:8-10 – “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas”.

Romanos 12:3-8 – “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.”.


  1. E através dos frutos do Espírito. Veja o verso seguinte:

Gálatas 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.”.

Concluindo meus Queridos, o Batismo no Espírito Santo é a experiência na qual Deus cumpre a sua promessa na vida dos seus servos e na vida da Igreja. Sendo que o Poder de Deus preenche a vida dos seus servos para anunciar a salvação em Cristo Jesus, para a realização do Seu ministério, para a realização do Seu serviço, para a obtenção de uma vida liberta e vitoriosa no Senhor Jesus Cristo. 

Na próxima mensagem, explicarei o que são os Dons Espirituais.

Desejo que o Senhor Deus nos abençoe e até a próxima...


“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”


Para maiores informações:

http://www.orkut.com.br/Main#Home – Evangelho do Reino
https://twitter.com/ - Evangelho do Reino


Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário