quinta-feira, 5 de abril de 2012

O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS



A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos,

         Começando...
Relembrando: na mensagem anterior (O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO), foi transmitido que o Batismo no Espírito Santo é a experiência na qual Deus cumpre a sua promessa na vida dos seus servos e na vida da Igreja. Sendo que o Poder de Deus preenche a vida dos seus servos para anunciar a salvação em Cristo Jesus, para a realização do Seu ministério, para a realização do Seu serviço, para a obtenção de uma vida liberta e vitoriosa no Senhor Jesus Cristo. 

Hoje falaremos a respeito dos Dons Espirituais.

Paulo em uma de suas cartas aos Coríntios alertou aos irmãos da seguinte maneira: I CORINTIOS 12:1 – “Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. O Apóstolo alertou em função da importância dos Dons Espirituais para a vida dos irmãos e da Igreja. Paulo queria todos não desconhecessem (ignorassem) a respeito dos Dons Espirituais. Ou seja, ele queria que todos conhecessem profundamente a doutrina a esse respeito.

Então, vamos às perguntas:

* O que são os Dons Espirituais?

Resposta: Os Dons Espirituais (ou Dons do Espírito Santo) são manifestações do Espírito Santo na vida dos irmãos, no meio da Igreja, tendo como finalidade a sua edificação e seu crescimento, o fortalecimento do corpo de Cristo (1Co 12: 12-14) e o proveito comum (1Co 12:7-11).
Para ter um conhecimento maior, leia os capítulos 12, 13 e 14 da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios, que nos falam desta benção do Espírito Santo, bem como, nos ensinam como exercitá-los no Corpo de Cristo, que é a Igreja do Senhor Jesus.


* Quais são os Dons Espirituais?

Resposta: A Bíblia nos diz em 1 Coríntios 12:8-11, o seguinte: “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer”.
Conforme a passagem acima, temos 9 (nove) Dons Espirituais, que podem para mero efeito didático, serem divididos em três grupos, a saber:

1-      Os dons de Revelação:

a)      O dom da palavra da ciência;
b)     O dom da palavra da sabedoria;
c)      O dom de discernimento de espíritos.

2-      Os dons Vocais:

a)      O dom de variedade de línguas;
b)     O dom de interpretação de línguas;
c)      O dom de profecia.

3-      Os dons de Poder:

a)      O dom de fé;
b)     O dom de curar;
c)      O dom de operação de milagres.



* O que é o dom de ciência?

Resposta:  É a expressão do conhecimento de Deus revelado ao homem. Divide-se em:
  1 – Sonhos
  2 – Revelações
  3 – Visões

Não é correto usar expressões: dom de revelação, dom de visão ou dom de sonho, mas dom de ciência que compreende tudo isto. Foi a principal manifestação da vontade de Deus aos profetas do Velho Testamento.


* O que é o dom de sabedoria?

Resposta:  A palavra de Sabedoria é um dom usado pela Igreja através do Espírito, para colocar todas as coisas nos seus devidos lugares.  Provérbios 9:1 “A sabedoria já edificou a sua casa”.  Todos os dons espirituais servem para edificação da casa (Igreja), mas a sabedoria coloca tudo nos seus lugares, para que esta casa não venha ruir depois.

Quem não tem sabedoria, peça a Deus...” (Tiago 1:5).


* O que é o dom de discernimento de espíritos?

Resposta:  Existem três tipos de espírito:
  1-Espírito do homem
  2-Espírito do mal
  3-Espírito Santo

  Paulo afirma: “julgai todas as coisas...”.

OBS.: Existem vários tipos de espíritos das trevas, mas todos são espíritos do mal.  Os anjos também são espíritos, porém suas manifestações na igreja são segundo o Espírito Santo.


* O que é o dom de variedade de línguas?

 Resposta:  Muitos pensam que esse dom está dividido em dois: dom de línguas e dom de variedades de línguas. Não é isso. O dom na relação dos nove (I Coríntios 12) é chamado de variedades de línguas.
             É bom não confundirmos, variedade de línguas com variedade de palavras em mistério.
            O dom é o aperfeiçoado em cada servo na medida da busca e da santificação. Assim sendo, hoje você pode falar duas palavras em mistério e amanhã dez e assim por diante.

 * Porque então Variedade de Línguas:

- Existem várias maneiras de o servo ser usado nesse dom (como nos demais) exemplo:
a. Como glorificação;
b. Como sinal de repreensão ao inimigo;
c. Como sinal para o incrédulo.  Essa pode em determinados momentos ser interpretada para edificação da Igreja;
d. Pode ser usada para orar em espírito;
e. Como sinal de uma cura, etc.


* O que é o dom de interpretação de línguas?

 Resposta: Não confundir interpretação com tradução.  O exercício do Dom de variedade de línguas visa principalmente ao incrédulo, porém a interpretação é a manifestação da voz do Senhor para seu povo.



* O que é o dom de profecia?

Resposta:  Temos que fazer uma diferença entre profeta e profecia.

* O Profeta: o verbo é “profetéo” (grego).

- O termo não se limita a quem prediz o futuro; profeta não é o que prediz, mas o que fala da parte de Deus, podendo predizer se a mensagem de Deus tratar do futuro.

            * A Profecia: proclamação de fatos vindouros.

- Através desse dom, o Senhor mostra o que irá acontecer. Sem profecia o povo se corrompe. Por meio do dom de profecia o povo toma conhecimento de tudo que irá acontecer, e busca o Senhor. Se Jonas não tivesse entregado aquela profecia, por certo Nínive teria sido destruída.

  I Coríntios 14:3 “Mas o que profetiza fala aos homens para: edificação, exortação e consolação”.

* Edificação: a igreja toma conhecimento da profecia, e recebe a benção quando do seu cumprimento.

* Exortação: o Senhor pode chamar atenção do seu povo ou servo, para o que irá ocorrer se ele não se consertar ou não buscar o seu Deus.

* Consolação: nas horas de lutas, o Senhor pode consolar o seu povo, através de uma mensagem profética.

A profecia pode vir por uma interpretação de línguas, visão, revelação ou sonho. O que importa é que profecia se refere ao que irá acontecer; esse dom existe na igreja. A grande profecia da Igreja nestes dias, e que consola, é: Jesus breve virá!


* O que é o dom de fé?

Resposta:  O apóstolo Paulo define fé como um mistério (I Timóteo 3:9). Ainda aos Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não vêem”.
É bom colocarmos aqui a grande diferença que existe entre fé e superstição.  O mundo é supersticioso, pois crê em Jesus da mesma forma que em: horóscopo, pé de coelho, trevo de quatro pontas, padroeiros, etc. A fé é uma benção concedida ao povo de Deus.

  A fé existe dentro da Igreja:

a. A fé que significa Vida Espiritual do crente, ou seja, o servo de Deus recebe com o novo nascimento.

b. O dom de Fé, está dentro do contexto de dons espirituais, como uma benção especial para o exercício dos demais dons.  Como profetizar se não tiver fé?  A profecia seja segundo a medida da fé.  Como curar enfermos ou operar maravilhas sem esse dom?  Por isto é necessária esta partícula de vida dentro desse corpo (Igreja).

OBS.: Toda a Igreja pode ter esse dom, basta pedir ao Senhor. 


* O que são os dons de curar?

Resposta:  O Espírito Santo não deu diretriz única para a manifestação desse dom (por isto está no plural). A diversificação é grande nesta manifestação do poder de Deus.

  Jesus curou de vários modos:
- Mateus 9:20 – A mulher do fluxo de sangue
- Marcos 10:46 a 52 – O cego Bartimeu
- João 9:6 – O cego de nascença
- João 5:1-15 – Paralítico de Betesda

            Na igreja primitiva
- Atos 3:1-6 - A cura do coxo na Porta Formosa do Templo
- Atos 9:32-34 – A cura de Enéias
- Atos 14:3-10 – A cura de um coxo em Listra

O dom está no plural para a igreja, ou seja, o Senhor usa vários servos e de várias maneiras. Exemplos:

a. Existem servos com esse dom e que são usados enquanto cantam e louvam ao Senhor;
b. Outros enquanto estão entregando uma mensagem na Palavra;
c. Outros são usados na imposição das mãos, etc.

Não existe um ritual, mas o Espírito Santo opera da maneira que Ele quer, visando à edificação e o crescimento da Igreja.


* O que são os dons de maravilhas?

Resposta:  Do mesmo modo que os dons de curar, também estão no plural.  As operações de maravilhas podem ser enumeradas, mostrando a variação do modo em que o Espírito opera.

* Milagre ou Maravilhas = tudo aquilo que não se explica por causas naturais. Exemplos:

            * De Jesus:

- João 2:7 a 10 – transformou a água em vinho
- Mateus 15:29 a 37 – multiplicações dos pães
- João 11:14 a 45 – ressurreição de Lázaro
- Marcos 5:35 a 41 – Jesus acalma a tempestade

            * Da Igreja primitiva:

- Atos 9:36 a 43 – ressurreição de Dorcas.
- Atos 16:25 e 26 – Paulo e Silas, libertos do cárcere.
- Atos 28:3 a 5 – uma víbora prendeu-se na mão de Paulo.

OBS.: A cura de uma enfermidade incurável é uma maravilha.  Hoje o Senhor tem curado cegos, cancerosos, etc. Glórias a Jesus!


* Como é distribuído os Dons Espirituais?        

Resposta: Cada cristão recebe os Dons Espirituais de acordo com a vontade de Deus. Leia as passagens de Romanos 12:3-8 e 1 Coríntios 12 que deixam bem claro a esse respeito. Os Dons Espirituais são distribuídos com o propósito de edificar o corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7; 14:12). Veja também:

Hb 2:4 – “testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade”.


* Será que Deus poderá me conceder um dom especifico pelo qual eu venha pedir?

Resposta: Conforme a pergunta e a resposta anterior, o dom é distribuído por Deus segundo a sua vontade. Entretanto, o Senhor Deus nos prometeu que quando nos deleitarmos Nele, Ele nos daria os desejos de nosso coração (Salmo 37:4-5). Isso com certeza incluiria o nosso desejo em servi-lo cada vez melhor, com propósito e graça.



* Qual deve ser a atitude do servo quando é usado por um Dom Espiritual?

Resposta: Deverá ter uma atitude de humildade.


* Os Dons Espirituais estão acima da Palavra?

Resposta:  Os dons não podem nunca sobrepor à autoridade da Bíblia. A Palavra de Deus é apta para discernir. Os dons devem sempre ser confrontados pela Palavra do Senhor e devem estar sempre em harmonia com as Escrituras Sagradas. Os dons estão limitados pela Palavra de Deus.


* Que relação existe entre os dons, o amor e o caráter cristão?

Resposta: Muito embora os dons sejam importantes e devem ser desejados, recebendo o seu devido lugar na vida da Igreja e na vida do crente em Cristo Jesus, o amor é deveras importante e precisa ser cultivado e conservado de todas as formas possíveis.

1 Co 12:31 – “Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente”.

1 Co 12:1 – “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine”.


OBSERVAÇÃO: Lembre-se sempre que os Dons Espirituais é para a edificação do Corpo de Cristo!

1 Co 14:12 – “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja”.

“A manifestação do Espírito é dada a cada um visando um fim proveitoso”.

O dom espiritual não é propriedade particular que o servo dispõe para usar na hora que bem entender. O Espírito Santo concede esta benção, para através dela edificar a Igreja.

OBSERVAÇÃO: O domínio próprio existe, para falar línguas estranhas, profetizar ou interpretar língua estranha.

            Concluindo meus Queridos, os Dons Espirituais (ou Dons do Espírito Santo) são manifestações do Espírito Santo na vida dos irmãos, no meio da Igreja, tendo como finalidade a sua edificação e crescimento, o fortalecimento do corpo de Cristo (1Co 12: 12-14) e o proveito comum (1Co 12:7-11).

Na próxima mensagem, falarei a respeito da Igreja.


Desejo que o Senhor Deus nos abençoe e até a próxima...

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Para maiores informações:

http://www.orkut.com.br/Main#Home – Evangelho do Reino
https://twitter.com/ - Evangelho do Reino

Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar!

9 comentários:

  1. Muito obrigado esclareceu bem ,Que o nosso lindo Papai abençoe a cada um de vcs...Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Amem, DEUS e fie, ininamento muito pronfudo e maravilhoso, Que a Luz do Espirito Santo passa Traser Toda a claresa necessària para fazer estes estudos maravilhosos, DEUS seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Amem, DEUS e fiel,Que a Luz do Espirito Santo passa Traser Toda a claresa necessària para fazer estes estudos maravilhosos, DEUS seja louvado

    ResponderExcluir
  4. Que bênção... GLÓRIAS AO NOSSO DEUS !!!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus, pois podemos usufruir desses dons

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo esclarecimento. Só corrigindo O versículo que fala a língua dos homens e dos anjos... e i Aos Corintios 13:01 e não 12:01.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado vcs foram exelente e partilharam do assunto de uma forma que me deu uma otima instrucao alguma palavras me deixaram confusa li

    ResponderExcluir
  8. muito obrigado vcs foram exelente e partilharam do assunto de uma forma que me deu uma otima instrucao alguma palavras me deixaram confusa li

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelo estudo deus vos abençoe

    ResponderExcluir