sexta-feira, 13 de abril de 2012

IDOLATRIA DENTRO DAS IGREJAS ( PARTE V)



27- QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO COM A IDOLATRIA?
Resposta: Nenhuma! A Igreja de Cristo é separada e não se contamina com qualquer espécie de idolatria. Veja: EFÉSIOS 5:27 –para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

Portanto, meus Irmãos, em nenhum lugar na Bíblia recebemos a permissão de ligar as coisas do Senhor com as de satanás. Vamos examinar estas proibições bíblicas:

 "Não vos ponhais em jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e o Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso, saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." [2 Coríntios 6:14-18].

§         "Que sociedade tem a justiça com a injustiça?"
§         "Que comunhão tem a luz com as trevas?" 
§         "Que concórdia há entre Cristo e Belial?" ("Belial" é um termo para satanás, o maligno).
§         "Ou que união do fiel com o infiel?" 

A verdadeira Igreja de Cristo é sim separada do mundo, por que assim o quer Deus:

  "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."  (RM 12:1-2)

            No fim desta carta, Paulo volta novamente a este tema, recomendando que:
  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícia e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (RM 13:13-14)
  O verdadeiro cristão busca sim a santidade, embora saiba que não alcançará a plenitude desta santidade neste mundo, persevera em sua busca, por que sabe que certamente a alcançará na nova vida que o espera.

Entretanto, a verdadeira Igreja de Cristo não fecha suas portas ao mundo. Todos são bem-vindos se buscam sinceramente a Deus. Da mesma forma, não repudia ou faz acepção de quem quer que seja, pois Deus odeia o pecado, mas não o pecador.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

28- PORQUE QUE A IGREJA DE CRISTO NÃO PODE ADMITIR A IDOLATRIA?
Resposta: Em razão de ser separada, sem mácula, sem igual, santificada e irrepreensível. Estes atributos Lhe confere uma proteção contra a idolatria e qualquer espécie de ídolos. Desta forma a Igreja de Cristo não se associa com qualquer obra das trevas.
E ainda, se Você quer fazer parte desta Igreja invisível (A Igreja de Cristo, a Fiel) para herdar a Vida Eterna, Você deverá não se associar a qualquer espécie de idolatria! Veja: I CORINTIOS 6:9 –Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,”.
Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


29- É POSSÍVEL IDOLATRAR O PASTOR DA IGREJA?
Resposta: Sim é possível. Muitas vezes estamos dentro das igrejas, atuando nos seus serviços, em ministérios, cantando, pregando, mas, no entanto, sem ter uma experiência de fato com o Senhor Jesus (é a história de não apenas crer, mas também de ver o Senhor). Isso ocorre pelo fato de trazermos para o nosso coração ídolos que não são de barro, mas sim, muitas vezes de carne e osso. Ídolos esses, que se intitulam apóstolos, profetas, conferencistas, e muitas outras "denominações", e são seguidos e idolatrados por milhares de pessoas.
Há cristãos que adoram o homem. Dizem que vão à igreja para louvar e adorar a Deus, mas não aceitam qualquer pregador. Tem de ser aquele que dá a mensagem que os abençoa. Esquecem-se de que, apesar de serem ungidos por Deus, são apenas homens, criaturas, sujeitos a todo tipo de fraqueza. Não se pode firmar a fé em pessoas falíveis. Nossa fé deve estar firmada apenas em Cristo Jesus!

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

30- O QUE FAZER PARA SE LIBERTAR DA IDOLATRIA AO PASTOR DA IGREJA?
Resposta: Ao dirigir-mos à casa do Senhor, devemos fazê-lo para adorar e exaltar a Deus. Ali vamos dar a Ele toda honra e toda a glória. Não importa qual será o pregador ou quem dirigirá o culto.
Não podemos usar expressões do tipo: “Ah, só sou abençoado quando tal pastor prega”.
Se fizermos isso, seremos prisioneiros dessas palavras. Estaremos eliminando a possibilidade de bênçãos do Senhor, por intermédio de outras mensagens que Deus nos envia através de outras pessoas. Em vez de ministrar essa maldição sobre a nossa vida, devemos pedir:
Senhor, seja quem for o que subir ao púlpito a ministrar a Palavra, eu quero receber a porção que tens para mim”.
Quando procuramos alguém para orar por nós, não podemos nos esquecer de que é Deus quem tudo opera. Assim, se não conseguirmos que uma determinada pessoa ore por nós na igreja, não devemos desanimar. Tampouco devemos nos dirigir a outro lugar com esse objetivo. Precisamos dobrar os joelhos e buscar ao Senhor. Ele mesmo vai nos responder. Pois Ele nos atende ao ver a nossa humildade e quebrantamento na sua presença e não por ser esse ou aquele servo que está fazendo a oração.
Desta forma meus Irmãos, para se libertar da idolatria ao pastor da igreja ou a qualquer outra pessoa, é necessário que Você confesse ao Senhor este pecado e Ele será fiel e justo para vos libertar.

E lembre-se:
·I CORINTIOS 10:14 – “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Ef 5: 6,7,11 – “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as”;

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

31- A IMAGEM DO PASTOR FUNDADOR DA IGREJA ATRÁS DO PÚLPITO (OU NA PAREDE DA IGREJA) É CONSIDERADA IDOLATRIA?
Resposta: Claro! Qualquer imagem ou símbolo, de quem quer que seja, acaba levando as pessoas para a idolatria. Devemos entender que o destaque na Igreja não deve ser pessoal, mas apenas ao Senhor Deus e a Jesus nosso salvador. Não devemos exaltar o homem, apenas a Deus!

E lembre-se: ·I CORINTIOS 10:14 –Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


32- A SIMBOLOGIA BÍBLICA PODE SE TORNAR EM IDOLATRIA?
Resposta: Sim é possível. O homem por sua natureza é materialista e por isso se utiliza dos símbolos para professar suas crenças.
Na Bíblia Sagrada temos o exemplo emblemático de Gideão. Este foi o quinto juiz em Israel. Ele foi chamado por Deus para livrar Israel da opressão dos midianitas e da idolatria. Tanto que ele derrubou o altar de baal (um deus dos cananeus). Ao libertar o povo de Israel por um livramento sobrenatural concedido por Deus, o povo o quis fazê-lo rei, no entanto, Gideão não aceitou. Mas ocorreu um fato um tanto quanto contraditório, pois o homem que foi usado por Deus, que combateu a idolatria, tornou-se ao final, tropeço, fazendo com que todo o povo de Israel cometesse a idolatria.
Veja: JUÍZES  8:27 –Disso fez Gideão um éfode, e o pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ele; e foi um laço para Gideão e para sua casa”.

E todo o Israel se prostituiu ! Não foi apenas um grupo, foram todos!

Isto tem acontecido em muitas igrejas, em que seus líderes introduzem o fermento da idolatria, fazendo com que TODOS EM SUAS IGREJAS VIREM ÍDOLATRAS. Pois o ídolo , quando não é a própria igreja, ele vem disfarçado de um símbolo Bíblico. As pessoas assim entendem que por estarem na Bíblia lhes fará bem. Mas pelo contrário, fará muito mal, pois TODOS na igreja serão contados como idólatras diante de Deus.

            Isto é muito sério! Pois os idólatras não herdarão o Reino de Deus!

Veja: I CORINTIOS 6:9 –Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,”.

NAUM 1:3 – “O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés”.

Muitas igrejas fazem uso de objetos simbolizando algo referente ao Reino de Deus. É comum vermos campanhas em diversas igrejas. Nós vemos por aí diversas campanhas: rosa da purificação, arca da vitória, óleo da prosperidade, água do rio Jordão, manto da vitória, sal ungido, etc.
Elas utilizam o fermento da idolatria, achando que por estarem fazendo uso de um símbolo Bíblico, este será benção para as pessoas. Isto é engano! Pelo contrário, estão na verdade lançando maldição em cima das pessoas.

E ainda há aquelas igrejas que se valem da simbologia, ou do mau uso dos símbolos Bíblicos. Isto é firmar a fé na areia, e não na Rocha que é o Senhor Jesus. Elas trazem a idolatria dissimulada no conteúdo da sua doutrina, bem como, outros símbolos oriundos do paganismo. Por exemplo, o uso da imagem da cruz, a silhueta do pombo, o candelabro para uso de velas, o peixe, etc. Sendo que no livro de Êxodo 20.4, ordenou o Senhor Deus:Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

Veja bem! A estola sacerdotal de Gideão tornou-se objeto de idolatria. A estola sacerdotal (éfode) era um dos seis paramentos distintivos vestidos pelo sacerdote oficiante (descritos em Êxodo 28:3-43), que servia também para buscar a vontade de Deus. Gideão utilizou um símbolo (éfode) que foi revelado por Deus, para o uso dos sacerdotes. Mas não era para Gideão utilizar! Este exemplo vivido por este homem, nos deixa o ensinamento que mesmo que se utilize símbolos Bíblicos é possível se tornarem ídolos, pois as pessoas tendem a utilizar a sua percepção materialista, se apegando a uma espécie de amuleto, de algo tangível, palpável, deixando de exercitar a fé em Cristo Jesus!

ATENÇÃO: A idolatria traz sérias dificuldades para o idólatra e também para sua família (... e foi um laço para Gideão e para a sua casa... ).  O pai de Gideão tinha sido idólatra (Jz 6:25) e, agora, Gideão caiu no mesmo pecado. A idolatria é contagiante! Tem que ser extirpada de uma vez por todas em sua vida!

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


33- QUAL O CUIDADO QUE AS IGREJAS DEVEM TOMAR PARA NÃO TRANSFORMAR A SIMBOLOGIA BÍBLICA EM IDOLATRIA?
Resposta: A palavra do Senhor na primeira Carta de Paulo aos Coríntios 6.12, alerta: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Isso nos leva a refletir e a indagar: Quem será edificado com essas práticas materialistas na Igreja? Isso tem sido praticado para exaltar o reino de quem? Porque o Senhor nosso Deus, que criou o céu e a terra, certamente não se agrada dessa perversidade, visto que são atos abomináveis aos olhos do Senhor nosso Deus.
Atualmente, muitas igrejas, que teoricamente seriam fontes de benção e adoração, chegaram ao ponto que está - totalmente materializadas-, afastadas da presença de Cristo. Ao invés da pregação da Cruz que é a busca pela salvação e vida eterna, suas prioridades são a prosperidade financeira e outros benefícios materiais.
As igrejas deverão ser cuidadosas ao elaborarem suas doutrinas, realizarem seus cultos ou campanhas.  Por exemplo, as campanhas de libertação, deverão ser feitas com a Palavra de Deus, tudo em  Nome de Jesus, e não com objetos que causam nas pessoas, a crença e a veneração nestes objetos. Pois isto se tornará idolatria, será maldição e não benção!
O ser humano por natureza tem o instinto de adoração, e o intuito de satanás é desviar essa adoração para a criatura ao invés do Criador.
João 8:32, diz: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


34- QUAL É O REMÉDIO PARA VENCER A IDOLATRIA DENTRO DA IGREJA?
Resposta: A Palavra do Senhor (a Bíblia Sagrada) é o nosso manual de instrução, a nossa bússola o nosso GPS. Em João 8:32, diz: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Não há fermento da idolatria que irá subsistir diante da Palavra de Deus. Não se esqueçam nunca: o Senhor Jesus venceu satanás por intermédio da Palavra! Aleluias!!!
 O remédio para vencer a idolatria dentro da igreja é pela revelação da verdade através do conhecimento da Palavra do Senhor. Veja a seguinte passagem:

1Tessalonicensses.1:8, 9 - Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,

Como lemos meus Amados, é necessário fazer ouvir a Palavra, que certamente a libertação e a conversão daqueles que se prestam aos ídolos ocorrerão!

 Lembre-se sempre:

·I CORINTIOS 10:14 –Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Ef 5: 6,7,11 – “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;”.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário