quinta-feira, 12 de abril de 2012

IDOLATRIA DENTRO DAS IGREJAS ( PARTE II)



5- O QUE É O IDÓLATRA?
Resposta: É aquele que adora ídolos. Mas não é apenas aquele que se curva diante de uma imagem ou escultura. É também aquele que eleva qualquer pessoa ou objeto e o coloca no lugar do Deus Altíssimo. Como por exemplo: as riquezas, o dinheiro, o poder, a fama, os astros, o sol, a lua, as entidades, as instituições, as igrejas, os santos, as pessoas, os papas, os pastores, os artistas, os jogadores e os times de futebol, os familiares e uma infinidade de outras coisas e subterfúgios criados por satanás para roubar a adoração ao Único Deus Altíssimo.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


6- QUAL É A ETIMOLOGIA DA PALAVRA IDOLATRIA?
Resposta: A palavra idolatria vem dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por “corpo”, e latréia significando “adoração”, neste sentido representaria mais uma adoração às preferências corporais do que a imagens.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


7- QUEM ESTÁ POR TRÁS DOS ÍDOLOS?
Resposta: Quem está por trás é satanás e seus anjos caídos. Tudo começou quando lúcifer (era um querubim da guarda - que era o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura – Ez 28:12) quis usurpar o lugar do Deus Altíssimo (Isaias 14:14). Foi então, expulso do Céu (Isaias 14:12) e veio para o mundo com os seus rebeldes seguidores para afastar o homem da presença de Deus. Leia ainda:

I Co 10:20 – “Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”.

Portanto, os ídolos e toda a idolatria são sacrificados aos demônios. Os demônios são espíritos enganadores (I Ts 4:1); exercem influência e domínio maligno sobre a pessoa (Mt 15:21-28; Lc 8:26-34); oprimem (Mc 5:1-5; Lc 9:37-39); causam doenças (Lc 13:10-13; At 19:11-12); causam problemas mentais (Mt 17:14-15; Lc 9:37-39); incitam à desobediência e rebeldia contra Deus (1 Co 10:18-22; 1 Sm 15:23); induzem a mentira (Mt 5:37; Ef 4:25). As crianças não estão isentas de serem influenciadas por eles (1 Pe 5:8). Portanto, os demônios são agentes espirituais a serviço de satanás (Ap 16:13, 14).

ATENÇÃO: Os demônios são mentirosos e possuem a função de tentar o homem a crer nestes objetos materiais e nos pensamentos de idolatria (veneração a algo ou alguém), que não tem nenhum valor. O que querem é iludir as pessoas, para que elas não rendam a Deus o devido louvor a sua Glória.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


8- COMO SURGIU À IDOLATRIA?
Resposta: A obstinação doentia de satanás é de se opor de maneira contundente aos planos Divinos, buscando com a sua demência ímpar, destronar o Todo Poderoso, a fim de tomar-lhe o lugar (2 Ts 2:4). Por esta razão, satanás tenta desviar a adoração que é devida somente a Deus, para os ídolos. O ídolo é o subterfúgio criado por satanás para ser adorado.
A loucura de satanás para ser adorado é tamanha, que até pelo Filho de Deus quis ser adorado:
Mateus 4:8,9,10 – “Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
        
Portanto, a idolatria é uma criação demoníaca que surgiu para dar a adoração a satanás, desviando assim, a adoração que é devida exclusivamente ao Deus Altíssimo.


Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!



9- QUAL É A RAZÃO DOS ÍDOLOS E O PROPÓSITO DA IDOLATRIA?
Resposta: A sua razão de existência e seu propósito e´ segundo a vontade do seu criador: adorar a satanás, desviando assim, a adoração que é devida ao Deus Altíssimo.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


10- COMO satanás OPERA POR INTERMÉDIO DA IDOLATRIA?
Resposta: Como o pai da mentira, ele age por intermédio da inversão de valores. Tudo o que foi criado por Deus é bom e possui um propósito determinado. O que é bom é subvertido por ele, e pode, inclusive, ser usado como uma camuflagem (aí entra o ídolos e a idolatria!) enganando a muitos.

2 Co 11:14,15 – E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”.

2 Co 11:3“Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo”.

Como já falamos, satanás deseja o lugar de Deus. A sua intenção é de ser adorado. Entretanto, são pouquíssimas as pessoas que o glorificam aberta e conscientemente. Sendo assim, o que lhe resta é desviar o louvor, para os ídolos, que seria para o Deus Altíssimo.

ATENÇÃO 1: O teórico Adam Smith, no século XVIII, desenvolveu a teoria que ficou conhecida como “uma mão invisível” que dirige o interesse próprio das pessoas para os fins econômicos da sociedade. Veja o que ele escreveu a respeito do empreendedor:

Ele almeja somente o seu próprio ganho, e nisso, como em muitos outros casos, ele é conduzido por uma mão invisível a promover um fim que não fazia parte de suas intenções (...)”.

Assim também satanás opera por meio dos ídolos. Esta mão invisível que conduz o homem a praticar ações que não faziam parte de suas intenções (tudo aquilo que é abominável a Deus), pela subversão da boa criação do Pai. O idólatra se torna uma marionete do diabo. Quando os seres humanos dão a qualquer aspecto da criação de Deus (por exemplo: a sexualidade), ou às obras de suas mãos (por exemplo: o dinheiro) a adoração que somente é devida ao Criador, eles invocam “forças invisíveis” que acabam por dominá-los. Aquilo que deveria ser um servo, quando é tratado como um senhor, transforma-se rapidamente num tirano. A pessoa que entrega o seu coração, individualmente ou coletivamente a um ídolo, torna-se escravizado por demônios. E esses demônios sempre exigem sacrifícios humanos.

I Co 10:20 – “Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”.

ATENÇÃO 2: Na antiguidade, era mais fácil identificar a idolatria, porque desde o princípio o Senhor já repugnava a criação de imagens (Êxodos 20). Mas hoje, nem sempre a idolatria acontece de forma convencional, em que se adora uma imagem ou outro deus. Por isso devemos estar sempre atentos à tendência do nosso coração. Para que não coloquemos alguma coisa no lugar de Deus, precisamos fazer a melhor escolha, a escolha de Josué: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15)

ATENÇÃO 3: Presta atenção no significado da “inversão de valores” realizada por satanás:

1.       O Senhor Jesus foi o único que morreu e ressuscitou. O adversário coloca a dúvida na coração dos homens: “Será que Cristo realmente ressuscitou?” (inversão de valores).
2.       Por outro lado: Maria, Pedro, Maomé, Buda, Allan Kardec, papas, santos, e outros homens, todos morreram. Aí o adversário, na sua astúcia (pai da mentira), faz as pessoas acreditarem que estes que morreram, estão vivos em matéria ou espírito e que exercem algum tipo de influência em suas vidas. Percebeu a inversão de valores apresentada por satanás? O Senhor Jesus ressuscitou e o enganador diz que não. Os líderes e santos, que foram homens com eu e Você, morreram, e o enganador diz que estão vivos. Percebeu a inversão de valores?

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

11- O QUE AS RELIGIÕES ACHAM A RESPEITO DA IDOLATRIA?
Resposta: Como o mundo jaz no maligno, as pessoas são levadas de uma a outra parte a procurarem respostas para o seu vazio interior. Este vazio somente pode ser preenchido por Deus! Entretanto, o adversário cegou o entendimento das pessoas, as levando para um profundo abismo de confusão de valores e conceitos.
É neste contexto que surgem as religiões, para tentar suprir este vazio do homem. As religiões têm sido muitas vezes as mais poderosas ideologias nas sociedades humanas. Elas permanecem ainda atuantes e crescendo incontrolavelmente por todo o planeta. É o sinal dos tempos!
Mas sabemos que religião nenhuma leva o homem a Deus (o único que pode conduzir o homem a Deus é o seu Filho Jesus Cristo - Jo 14:6). Na verdade, as religiões têm conduzido as pessoas a se distanciarem mais e mais de Deus.
Cada religião possui suas teorias, conceitos e seus ídolos. Estes ídolos são seus fundadores (pessoas vivas ou mortas, ou seres), animais, astros, objetos, amuletos, talismãs, símbolos, conceitos, teorias, dogmas, santos, e outras infinidades de fábulas e superstições. Por exemplo, ouvimos pelas bocas das pessoas a respeito da “pseudo-existência” de duendes, fadas, bruxas, exus, entidades, determinados animais (mortos e vivos), antepassados, extraterrestres; e, ainda, idolatram através de seus cultos, liturgias e crenças: anjos, espíritos, tarot, numerologia, runas, chacras, búzios, regressão da memória, florais de bach, e uma infinidade de outras coisas. Disse “pseudo-existência” não na intenção de dizer que não existam, pelo contrário: existem! Mas todas essas formas na verdade, são apenas figuras (máscaras) que escondem uma só pessoa, satanás.
Como vemos, os ídolos são partes integrantes das religiões desde a sua origem. Não é possível dissociar uma religião de qualquer forma de ídolo ou idolatria. Os ídolos são sustentados e fortalecidos pelos sistemas de crenças que disfarçam o seu papel nas atividades humanas.
Desta forma, se Deus não tolera nenhuma forma de idolatria, logo, chegaremos à conclusão, que por intermédio da religião não é possível se chegar a Deus, não é verdade?!
Portanto, vemos que a idolatria é parte integrante das religiões, e por isso que elas acham normais as “liturgias idólatras” de suas tradições.
Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

12- QUAL O PODER DO ÍDOLO?
Resposta: O ídolo em si não é coisa alguma. Veja: Sl 115: 4-7“Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta”.
Entretanto, por trás dos ídolos estão os demônios. Veja: 1 Co 10:19,20 – “Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”.
O Senhor Deus ordenou um juízo àqueles que se prestam aos ídolos. Desta forma, os ídolos são amaldiçoados (ver Êxodo 20:1-6 e Deuteronômio 27:15).
Portanto, os ídolos não têm poder. Mas a pessoa que da a brecha aos ídolos, traz para si a maldição de Deus, bem como, a ação maligna dos demônios. A pessoa que entrega o seu coração, individualmente ou coletivamente a um ídolo, torna-se escravizado por demônios.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


13- O REMIDO EM CRISTO DEVE TEMER O ÍDOLO?
Resposta: Claro que não! Primeiramente, o ídolo em si não é coisa alguma (Sl 115: 4-7). E em relação aos demônios que estão por detrás dos ídolos, aí que realmente não devemos temer, pois o Nome de Jesus está sobre todos os nomes e é poderoso para expulsar e libertar todo e qualquer mal. Veja a autoridade que o Senhor Jesus delegou aos que crêem (e vêem) Nele: ·MARCOS 16:17 – “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas”.
Entretanto, o Senhor Jesus quando comissionou os setenta discípulos, estes voltaram alegres porque os demônios lhes obedeciam. Mas o Senhor Jesus disse-lhes para que não ficassem alegres pela a autoridade que receberam sobre os demônios e sim porque os seus nomes estavam escritos no livro da vida. (Lucas. 10 e Mateus. 10).

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário