quinta-feira, 12 de abril de 2012

IDOLATRIA DENTRO DAS IGREJAS ( PARTE IV)




21- QUAIS AS FORMAS DE IDOLATRIA QUE PODEM SURGIR DENTRO DA IGREJA?
Resposta: Um dos grandes problemas que o modelo evangélico enfrenta nos tempos atuais é a questão da idolatria. Se por um lado, repudiamos os cristãos católicos por acenderem velas e ajoelharem diante de imagens de barro, por outro lado, nos esquecemos que o conceito bíblico de idolatria é muito mais amplo. Idolatria pode ser simplesmente traduzida como adorar a criação ao invés do criador.
As idolatrias dentro das igrejas podem surgir da seguinte maneira:

1.                  Através do sincretismo.
2.                  Através do paganismo.
3.                  Através da secularização.
4.                  Através da apostasia.
5.                  Através da idolatria da própria igreja.
6.                  Através da idolatria do pastor.
7.                  Através da idolatria pelos símbolos bíblicos.
8.                  E outras formas já citadas ou ainda por citar.

·COLOSSENSES 3:5 -Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;”.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


22- É POSSÍVEL IDOLATRAR A PRÓPRIA IGREJA?
Resposta: Sim é possível. Existem pessoas que tem mais amor às suas igrejas do que ao Senhor Jesus ou à palavra de  Deus. Pessoas assim não estão dispostas a ouvir os argumentos da Palavra, mas somente  os argumentos da sua religião. E como vimos no início, religião não nos garante a Vida Eterna!

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


23- COMO OCORRE À IDOLATRIA DA PRÓPRIA IGREJA?
Resposta: 1 Coríntios 5:6,7 – “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”.

Nas Escrituras Sagradas, o fermento simboliza as falsas doutrinas e/ou pecado. O apóstolo Paulo está dizendo aqui que Você não pode tolerar nem um pouco a falsa doutrina dentro da sua igreja. Na verdade, Você deverá estar vigilante para manter a doutrina pura e lançar fora toda doutrina falsa assim que a encontrar.

Muitas vezes estamos dentro das igrejas, atuando nos seus serviços, em ministérios, cantando, pregando, mas, no entanto, sem ter uma experiência de fato com o Senhor Jesus (é a história de não apenas crer, mas também de ver o Senhor Jesus).
Isso ocorre pelo fato de trazermos para o nosso coração ídolos que não são de barro, mas sim, abstratos (um sentimento idólatra). Ídolos esses, que surgem pelo excesso de zelo até mesmo pela própria igreja. É isso mesmo! Existem aqueles que amam tanto a igreja aos quais pertençam, que as colocam em destaque em seus corações, tirando o lugar das primícias que é do Senhor Deus.
Esta é uma área tênue, pois servimos a um Deus Zeloso, e como tal, devemos ser zelosos com as coisas de Deus. Entretanto, o zelo não pode ser superior ao nosso amor e devoção ao nosso Deus.
O Senhor Jesus presenciou um fato que nos relata muito bem o que estou falando. Foi a experiência de Marta e Maria. Vejamos:

Lucas 10:40-42 – “Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Marta, provavelmente muito zelosa, quis proporcionar o seu melhor para o Senhor Jesus; e Maria, por sua vez, escolheu ficar aos pés do Senhor Jesus.
Esta história se repente com muitos Cristãos que querem devotar suas vidas ao serviço de Jesus. Entretanto, por se esforçarem, começam a olhar o fruto dos seus trabalhos (suas “obras”) e esforços, e começam a exaltá-los em seus corações. E é assim, que surge a doutrina do auto-louvor da igreja.

Bem, o meu propósito não é pregar denominação e muito menos difamar qualquer outra igreja. Mas para efeitos didáticos e de melhor compreensão, usarei a expressão obra, para denominar a igreja que quer exaltar suas “obras”, além do permitido, pois o auto-louvor e outros sinais exteriores são características marcantes de como é possível ocorrer a “idolatria pela própria igreja”.

A idolatria pela própria igreja” pode se dar por alguns sinais, a saber: o exclusivismo, o auto-louvor, a usurpação da adoração a Deus, a usurpação da adoração ao Senhor Jesus, a adoração a sua estrutura física e aos objetos que a acompanham, a mistura dos conceitos de igreja física com o Ministério do Espírito Santo, a doutrina e o ensino auto-promocional, o vocabulário formatado, a exaltação do nome da igreja, a igreja como recurso de fé, a ênfase mais na igreja no que no Senhor Jesus. Vejamos cada um deles:

                                I.      O EXCLUSIVISMO

v     A obra, por sua natureza exclusivista, diz ser a única detentora do projeto revelado pelo Espírito Santo. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: A Palavra do Senhor, nunca outorgou a nenhuma denominação a exclusividade do Ministério do Espírito Santo. Já falamos na mensagem “A Igreja”, que as denominações das igrejas são institutos humanos que existem para respaldar as exigências legais para o seu funcionamento. Apenas isso! Nada tem haver com o modelo vivido pelos irmãos da Igreja Primitiva. E muito menos, NENHUMA DENOMINAÇÃO PODE SE AUTO-INTITULAR A IGREJA DE CRISTO (A FIEL), pois só o Senhor conhece os seus (2 Tm 2:19). A Igreja Fiel não é uma denominação de igreja, mas é a reunião dos Remidos do Senhor (composta de todas as almas redimidas, de todas as raças, línguas, povos, nações e de todos os tempos). Portanto, a obra que foi fundada por homens alguns anos atrás, não pode ser a titular do projeto revelado pelo Espírito Santo. Talvez faça parte, mas titular jamais! Pois se esta hipótese fosse verdadeira, estaríamos negando o derramamento do Espírito Santo no Pentecoste, a operação maravilhosa na Igreja Primitiva, a atuação do Consolador na vida dos inúmeros mártires (que deram suas vidas por amor a Cristo e ao Evangelho do Reino) e de seus familiares, bem como, negaríamos quase 20 séculos da operação do Espírito Santo e da dedicação de vários irmãos que acreditaram na mensagem da Cruz. Meus Queridos, hoje vivemos o período profético da ceifa, mas muitos foram os semeadores, sendo Cristo Jesus o principal. Nós hoje ceifamos as sementes semeadas por muitos outros Remidos de Cristo.

Jo 4:36,37,38 – “Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho”.

 

v     Por conta do seu exclusivismo fundamentalista, por dizer ser a única detentora do projeto revelado pelo Espírito Santo, a obra se isola em relação às outras denominações, proíbe os seus membros de relacionarem-se com outras igrejas, cria jargões relacionados à obra e estereótipos do seu sistema, fortalecendo assim, no imaginário de seus membros, a idéia do exclusivismo. Levando assim a idolatria pela própria igreja”.

 

v     E ainda pregam que todas as coisas são da obra: “Igrejas da obra”, “louvores da obra”, “Só a obra tem doutrinas reveladas”, “Apenas a obra conhece o segredo do clamor pelo sangue de Jesus”, “Não existe obra como essa”, “Quem for fiel e valente, virá para a obra?”. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Os Remidos do Senhor proclamarão que todas as coisas pertencem a Deus e não às nossas obras. APOCALIPSE 19:1 – “Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus;”.


                              II.      O AUTO-LOUVOR

v     Louvam a obra. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: mas o louvor deve ser dado somente a Deus e ao Cordeiro de Deus. APOCALIPSE 5:13 –Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:

v     Louvam a obra como revelada. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Mas a Palavra que nos é revelada pelo Espírito Santo, nos ensina que a revelação da justiça de Deus é dada de fé em fé, ou seja, para cada pessoa que se dispõe a conhecê-la, e não é necessário intermediário. ROMANOS 1:17 –Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.

E devemos esquecer os velhos rudimentos de que igrejas e pastores são os mediadores entre Deus e os homens. No catolicismo, a igreja é mediadora entre Deus e os homens e transmite a graça divina mediante sacramentos, as indulgências e as orações. Meus Amados estamos libertos disso! Aleluias!!!

GÁLATAS 4:9 –agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?”.

v     Louvam a obra como Perfeita. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Tiago reconheceu a falibilidade do homem (TIAGO 3:2 –Pois todos tropeçamos em muitas coisas. (...)”), mas Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, disse que quando o Perfeito (o Senhor Jesus e não a obra) vier, as coisas que são em parte (as nossas obras que são incompletas, imperfeitas – a carne e inclusive as nossas “obras”) serão aniquiladas! Aleluias! I CORINTIOS 13:10 –mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado”.


                            III.      A USURPAÇÃO DA ADORAÇÃO A DEUS

v     Louvam a obra como Gloriosa. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Só Deus possui o Nome glorioso. I CRÔNICAS 29:13 – Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome”.

v     Louvam a obra como Única. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: A Igreja de Cristo se gloria exclusivamente de seu Único Deus. JUDAS 1:25 –ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém”.


                           IV.      A USURPAÇÃO DA ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS

v     Louvam a obra como maravilhosa. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Só o Senhor Jesus é maravilhoso. ISAÍAS 9:6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

v     Louvam a obra proclamando “Amamos essa obra”. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Aqueles que desejam uma vida eterna com Deus deverão amar o Senhor Jesus e o seu Nome. MATEUS 19:29 –E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”. ATENÇÃO: Devemos amar o Nome de Jesus, e não o nome de uma obra específica, pois obra nenhuma salva! Só Jesus Salva!


                             V.      A ADORAÇÃO A SUA ESTRUTURA FÍSICA E AOS OBJETOS QUE A ACOMPANHAM

v     A idolatria pela própria igreja” é muito sutil e imperceptível pelos membros. Eles veneram, espiritualizam e estimam exacerbadamente os patrimônios da obra, como “santos” e “sagrados”, dignos de serem depositados sobre eles até mesmo o amor. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Os discípulos de Jesus queriam exaltar o edifício do templo e o Senhor Jesus respondeu: Marcos 13:1,2 –Quando saía do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras e que edifícios! Ao que Jesus lhe disse: Vês estes grandes edifícios? Não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”.
Meus irmãos, o Senhor Jesus vai voltar e todas as coisas serão desfeitas (Ap 21:1). Aleluias!

E ainda há aqueles que louvam a matéria e se esquecem de proferir o perfeito louvor Àquele que é o único digno de toda honra, glória e louvor!

v     Louvam a obra, e até mesmo a própria arquitetura de suas igrejas. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: Atos 7:48, 49 – “mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso?”.


                           VI.      A MISTURA DOS CONCEITOS DE IGREJA FÍSICA COM O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO

v     A “obra”, então, com o tempo, torna-se sinônimo do sistema religioso, da igreja física, da instituição administrativa, da Igreja de Cristo, do Ministério do Espírito Santo, trazendo uma confusão nos corações apaixonados dos membros. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: MATEUS 24:4 –Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane”.

v     De maneira sutil e imperceptível o membro da obra, acaba não conseguindo separar o Ministério do Espírito Santo da igreja “obra,” (denominação) causando uma idolatria por parte da maioria dos seus membros. 

v     A expressão obra é usada de maneira subliminar pela liderança, afetando a mente de todos os seus membros, trazendo a confusão de idéias entre o que é o Ministério do Espírito Santo, e o que é a ênfase à denominação obra.

v     A obra, portanto, é a própria igreja enquanto sistema religioso (patrimônios, dogmas, horários, usos e costumes).


                         VII.      A DOUTRINA E O ENSINO AUTO-PROMOCIONAL

v     A massificação do nome obra é tão grande, que o membro que faz os seus seminários e ensinos chega a sair com a sua mente formatada e gravada com o nome obra.  Para se ter uma idéia desta idolatria pela obra, basta ler as apostilas dos seminários que transmitem parte de sua doutrina. Os assuntos das aulas dos seminários são os seguintes: “obra revelada”, “fundamentos da obra”, “obra a realização de um projeto”, o “estudo da obra” e a “obra como forma de vida”.

                       VIII.      O VOCABULÁRIO FORMATADO

v     Existem igrejas que treinam os seus obreiros a imitarem a voz dos seus líderes, o vocabulário, a entonação, até os cacoetes, etc. Isto é idolatria! FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: EFÉSIOS 5:1 –Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;”.

v     Criam-se jargões do tipo:
§         Fulano esta na obra”. Ao invés de dizerem: Fulano aceitou o Senhor Jesus como seu único exclusivo Salvador.
§         Beltrano saiu da obra”. Ao invés de dizerem: Infelizmente o Beltrano não está mais nos caminhos do Senhor. Mas vamos orar por sua vida, para que ele tenha um reencontro com Jesus.
§         “Antes de vir para a obra”. Ao invés de dizerem: Antes de aceitar o Senhor Jesus como meu único e exclusivo Salvador.
§          “Na obra eu me sinto bem”. Ao invés de dizerem: Em Jesus eu sou uma nova pessoa e me sinto bem por essa opção que fiz.
§         Estou na obra há vinte anos”. Ao invés de dizerem: Faz vinte anos que eu tive um encontro com o Senhor Jesus.
§         “Fulano não tem entendimento de obra. Ao invés de dizerem: Fulano terá em breve uma experiência verdadeira com o Senhor Jesus.
§         A obra é filho único”. Ao invés de dizerem: Jesus o Filho de Deus é o meu Único Senhor e Salvador.
§         A obra é tudo para mim”. Ao invés de dizerem: O Senhor Jesus é tudo para mim.
§         “A obra é tudo o que temos”. Ao invés de dizerem: O Senhor Jesus é tudo o temos.
§         “Esta obra nos levará para a Vida Eterna”. Ao invés de dizerem: O Senhor Jesus é único caminho que nos leva a vida eterna com Deus.


                           IX.      A IGREJA COMO RECURSO DE FÉ

v     A obra é ovacionada e proclamada entre os membros como recurso fundamental da fé, da comunhão e da salvação.

Veja que a Palavra não se omite em relação àqueles que dedicavam a sua fé às obras e à sabedoria humana:

ROMANOS 9:32 –Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço;”.

·I CORINTIOS 2:5 –para que a vossa não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

GÁLATAS 2:16 –sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.”.

Veja que a nossa fé deve ser dedicada apenas ao Senhor Deus e à Cristo Jesus nosso salvador:

·ROMANOS 3:22 –isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção”.

ROMANOS 3:26 –para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem em Jesus.

·ROMANOS 10:17  -  “Logo a é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”.

GÁLATAS 2:20 –Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

·GÁLATAS 3:22 –Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem”.

·GÁLATAS 3:26 – “Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.”.

·EFÉSIOS 3:17 –que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,”.

·EFÉSIOS 4:13 –até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.

·EFÉSIOS 6:23 –Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo”.

FILIPENSES 3:9 -  “e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela ”.

·COLOSSENSES 1:4 –desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos,”.

·COLOSSENSES 2:5 –Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo”.

·COLOSSENSES 2:12 –tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos;”.

I TESSALONICENSES 1:3 – lembrando-nos sem cessar da vossa obra de , do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,”.

I TESSALONICENSES 1:8 –Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma;”.

·I TIMÓTEO 1:14 –e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”.

·I TIMÓTEO 3:13 –Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”.

·II TIMÓTEO 1:13 –Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;”.

TITO 1:1 –Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade,”.

·FILEMOM 1:5 –ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos;”.

·HEBREUS 6:1 –Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de em Deus,”.

·I PEDRO 1:21 –que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”.

·II PEDRO 1:1 –Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:”.

·APOCALIPSE 14:12 –Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.


                             X.      A EXALTAÇÃO DO NOME DA IGREJA COM MAIOR ÊNFASE, MAIS DO QUE NO NOME DO SENHOR JESUS

v     Alguns são levados a amar mais a obra do que ao Senhor Jesus, tratando a obra como um deus abstrato.

v     Louvam a obra como Forma de Vida. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: O louvor deve ser dado ao Único, que é o Caminho, a Verdade e a Vida – Jesus Cristo o Filho de Deus. JOÃO 14:6 –Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
E se é para termos um modelo de vida, devemos imitar o Pai e não aos homens e suas obras. EFÉSIOS 5:1 –Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;”.

v     O nome obra é escrito como substantivo próprio (“o” maiúsculo), como que fosse uma pessoa, uma espécie de divindade, como uma quarta pessoa da Trindade, se é que fosse possível (Pai, Filho, Espírito Santo e a “Obra”). O nome obra tem ocupado, no coração de muitos membros, o lugar do Nome, sobre todo o nome, Jesus Cristo.

v     Desta forma, observa-se a ênfase do nome obra, até mesmo mais do que o nome do Senhor Jesus Cristo.

Meus Queridos, essas características citadas são fermentos, é uma falsa doutrina que leva muitos irmãos a adorarem a criatura, ao invés do Criador. Rm 1:25 – “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém”.

Quando tiramos o Senhor Deus do lugar de destaque e o substituímos pela criatura (obra), ficamos mais propensos a pecar contra o nosso Deus, nos tornando idólatras, e nos distanciando assim da nossa Salvação.

Nós não devemos erigir quaisquer monumentos, ainda que relacionados à igreja. Saiba que estes se tornarão em boa oportunidade de tropeço para Você mesmo e para os outros. Veja: JUÍZES 8:27 –Disso fez Gideão um éfode, e o pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ele; e foi um laço para Gideão e para sua casa”.

Às vezes um fermento introduzido por uma pessoa ou um grupo da igreja (por meio de sua doutrina, usos e costumes) faz que todos os membros se tornem idólatras (“...e todo o Israel se prostituiu...”).Todos e não apenas alguns!

Portanto, devemos vigiar, pois muitos julgam estarem servindo ao Senhor Jesus, mas estão devotando suas vidas à criatura ao invés do Criador. E isto se chama idolatria! Vigiai, vigiai, vigiai e orai! I PEDRO 4:7 – “Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração”.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!




24- O QUE SE FAZER QUANDO SE IDENTIFICA A IDOLATRIA DENTRO DA IGREJA?
Resposta: Meus Irmãos, nós não devemos ser tolerantes com a idolatria. Não devemos compactuar, pois o Senhor Deus não tolera nenhuma forma de idolatria! Veja:
1 Co 5:6,7 – “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”.

E ainda:
"Então todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derrubaram; como também os seus altares, e as suas imagens, totalmente quebraram, e a Matã, sacerdote de Baal, mataram diante dos altares; então o sacerdote pôs oficiais sobre a casa do SENHOR." [2 Reis 11:18].

"Também o rei [Josias] derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do SENHOR; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro Cedrom. O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e para Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom. Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar de ossos de homens." [2 Reis 23:12-14].

O que Deus quer das nossas vidas e que estejamos libertos de toda e qualquer idolatria (material ou abstrata), para que venhamos proporcionar-Lhe um perfeito louvor. Observe nos textos citados, que eles despedaçaram, isto é, derribaram completamente, todos os altares e imagens pagãs. Em outros casos nas Escrituras, vemos que os reis justos queimavam os objetos pagãos com fogo. Portanto, meus Irmãos, vamos permitir que Espírito Santo queime toda ordem de idolatria que porventura possa existir em nossas vidas e em nossos corações (inclusive: idolatria pela própria igreja e o auto-louvor!).

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

25- E QUANDO A IDOLATRIA FAZ PARTE DOS DOGMAS DA IGREJA, O QUE FAZER?
Resposta: Meus Irmãos, se a idolatria identificada fizer parte do dogma da igreja, certamente será muito difícil qualquer modificação na estrutura desta. Portanto, os Irmãos deverão pagar um preço em oração a Deus e pedir-Lhe que vos oriente o que fazer. Mas lembre-se:

·I CORINTIOS 10:14 – “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Ef 5: 6,7,11  –Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as”.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


26- O QUE FAZER PARA SE LIBERTAR DA IDOLATRIA À IGREJA?
Resposta: "Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas obras más."[2 João 10-11].

Aqui, somos orientados a não nos associarmos com qualquer pessoa que não se mantenha fiel à doutrina de Jesus Cristo. A casa aqui é o nosso coração. Não devemos acolher em nossos corações a idolatria e às falsas doutrinas. Oferecer um simples cumprimento a um apóstata torna-nos participantes de suas obras más. Exortamos a todos a não se associarem com aqueles que não se mantêm na sã doutrina do evangelho do Senhor Jesus Cristo. É necessário deixá-las!

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário