quinta-feira, 12 de abril de 2012

IDOLATRIA DENTRO DAS IGREJAS ( PARTE III)



14- PORQUE DEUS ABOMINA OS ÍDOLOS?
Resposta: Deus abomina os ídolos, quaisquer que sejam, pois a Palavra do Senhor é bem enfática quanto a isso:  “Filho do homem, estes homens deram lugar nos seus corações aos seus ídolos, e puseram o tropeço da sua maldade diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?” (Ez 14:3). Quem segue estes ídolos mortos não pode esperar obter o conhecimento do Deus Vivo. A orientação da Palavra de Deus é clara: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” ( I Jo 5:21)
Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


15- QUAL FOI À PRIMEIRA APARIÇÃO DE IDOLATRIA RELATADA NA BÍBLIA?
Resposta: O pecado do homem original foi à primeira aparição de idolatria na Bíblia e na história da humanidade. A serpente com sua astúcia peculiar semeou no coração do homem a possibilidade de “ser igual a Deus”. O homem levado pela a adoração de infinitas possibilidades, desobedeceu a Deus. E como está na Palavra que a desobediência é como a iniqüidade de idolatria, o homem foi amaldiçoado por conseqüência de sua má escolha, perdeu assim a qualidade da vida eterna.

Gn 3:5 – “Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

I Samuel 15:22,23 – “Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros
Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei”.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


16- O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA IDOLATRIA?
Resposta: Em Êxodo 20:1-6 -ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”.
Desta forma, Deus proibiu homem de fabricar as imagens, proibiu de crer nelas e proibiu de adorá-las. Deus manda quebra-las e destruí-las.

Deuteronômio. 7:25,26 – “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.(Anátema = MALDIÇÃO)

Deuteronômio. 27:15 – “ Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém”.
O que é  o crer? Crer: depositar fé, confiar, fazer votos, fazer oração, ajoelhar diante dela, prestar culto, homenagens, festas, cânticos, preces, fazer pedido na oração, interceder à imagem e objetos (Gênesis. 15.6; Romanos 10:4; Salmo 95:6– 97:7– 115: 4-8).

Isaias 42:8 – “Eu sou o SENHOR; este é  o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura, ídolos”.

Isaias 44:15- “Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela”.

Desde Gênesis ao Apocalipse a Bíblia condena toda a sorte de imagem e de idolatria.



Veja ainda:


§  Gênesis  31:19,34,35.
§  Levítico 17:17; 19:4; 26:1,30.
§  Deuteronômio 29:17; 32:17.
§  1 Samuel 15:23; 31:9.
§  2 Samuel 5:21.
§  1 Reis 15:12; 21:26.
§  2 Reis 17:12; 21:11,21; 23:24.
§  1 Crônicas 10:19; 16:26; 21:11.
§  2 Crônicas 11:15; 21:13; 24:18.
§  Salmos 6:8; 31:6; 96:5; 97:7; 106:36,37,38; 115:4-8; 135:15.
§  Isaias 2:8,20; 10:10,11; 19:1,3; 31:7; 44: 9-20; 45:16,20; 46:1,5-10; 57:13.
§         Jeremias 3; 10:8; 16:18; 50:2,38.
§  Ezequiel 6:4,5,6,9,13; 8:10; 14:3-7; 16:36; 18:6,12,15; 20:7,8,16,18,24,31,39; 22:3,4; 23:7,30,37,39,49; 30:13; 33:25; 36:18,25; 37:23; 44:10,12.
§  Oséias 2:13,16,17; 4:17; 8:4; 13:2; 14:8.
§  Jonas 2:8.
§  Miquéias 1:7;
§  Habacuque 2:18;
§  Sofonias 1:4.
§  Zacarias 13:2.
§  Atos 15:20,29; 17:16; 21:25.
§  Romanos 1:22-25; 2:22.
§  1 Coríntios 5:6,7; 6:9; 8:1,4-6,10; 10:14 à 23; 12:2.
§  2 Coríntios. 6: 14 à 18.
§  Gálatas 5:19,20,21.
§  Efésios 5:6,7,11;
§  Colossenses 3:5.
§  1 Tessalonicenses  1:9.
§  1 João. 5: 21
§  Apocalipse  2:14,20; 9:20,21; 21:8; 22:15.


REVELAÇÃO: Basta Você olhar todos os livros acima que falam a respeito de idolatria e de ídolos, percebe-se então que não há a menção dessas palavras nos evangelhos.
A revelação que o Espírito Santo dá é a de que com a presença do Senhor Jesus, não há ídolo ou idolatria que venha subsistir! Aleluias!!!
Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


17- É POSSÍVEL TER IDOLATRIA DENTO DA IGREJA?
Resposta: É possível sim! E explicarei como ocorre. Mas, deixo claro que a Igreja de Cristo (que não é o prédio ou a instituição, e sim, a união dos remidos em Cristo Jesus) não admite de forma nenhuma o surgimento da idolatria em seu interior. A igreja que admite a idolatria é aquela que diz Senhor, Senhor”, que apresenta uma aparente intimidade com Jesus, mas verdadeiramente não obedece a Vontade do Pai.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


18- QUANDO E COMO O ÍDOLO ENTROU NAS IGREJAS?
Resposta: A idolatria entrou de forma sutil, e vem invadindo as igrejas desde então.
Não obstante esses movimentos espúrios ocasionais, a Igreja  conservou-se  fiel  à  doutrina  dos apóstolos, até o Século IV.
Não havia até então idolatria na  Igreja,  como  ficou  provado  através  de  estudos  arqueológicos nas catacumbas onde viviam os primitivos cristãos que fugiam à perseguição.
Perseguidos pelo Império Romano, por não aceitarem os deuses  pagãos  e  por  não  prestarem  culto  a  César,  os  cristãos  levavam vida simples e praticavam um cristianismo puro. Os falsos crentes eram raros porque, em meio ao fogo da perseguição, só os verdadeiros cristãos permaneciam.
  A idolatria, a mariolatria, o culto dos santos, os sete sacramentos, o purgatório, as indulgências, a salvação pelas  obras  e  outras  doutrinas  idólatras  só  vieram  a  ser  introduzidas  lenta,  insidiosa  e paulatinamente,  a  partir  do  início  do  século  IV,  com  a  liberdade  religiosa  decretada  pelo  Imperador Constantino.
Também, durante o período de decadência Romana, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local. Na verdade, ocorreu o sincretismo da igreja romana com a mitologia germânica.
Mas isso foi o cumprimento da Palavra de Deus, que já advertia a Igreja que sobre essas coisas iriam de acontecer. O Apóstolo Pedro, compelido pelo Espírito Santo, declarou:

II Pedro 2.1-3 - “
Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita”.

Portanto, a introdução de ídolos nas igrejas é exatamente o que a Igreja Católica Romana vem fazendo há séculos, e o que as igrejas evangélicas estão fazendo mais e mais desde a metade do século passado.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


19- O QUE É SINCRETISMO?
Resposta: É um sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa só várias doutrinas diferentes. Sincretismo (do grego  "coalização dos cretenses") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas, seja na incorporação de ídolos, de crenças, de doutrinas e de símbolos. Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.
Embora haja um único Deus e uma só e verdadeira fé, como nos ensina a Bíblia, o mundo apóstata (Rm 1:18-25) tem estado sempre repleto de religiões. Desde longa data o mundo insiste em praticar o sincretismo (a assimilação de crenças e práticas de uma religião por parte de outra), prática que existe ainda hoje. Na verdade, essa prática tem revivido em nosso tempo por meio de renovadas tentativas de unir todas as religiões e através de persistente amálgama de idéias orientais e ocidentais que surgem e alcançam popularidade.
O sincretismo espalhou-se no Império Romano durante os primeiros séculos do Cristianismo. O politeísmo era corrente, e florescia todo tipo de cultos de mistério. Os mestres cristãos da Igreja Primitiva lutaram diligentemente para preservar a fé e evitar que ela fosse assimilada pelo Gnosticismo, uma espécie de teosofia que não aceitava a Encarnação e a Expiação de Cristo, uma vez que só considerava a raiz do problema do homem a ignorância ao invés do pecado. O Neoplatonismo e o Maquineísmo também consideravam a salvação principalmente como uma questão de desprendimento ascético e fuga do mundo físico.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

20- O QUE É PAGANISMO?
Resposta: Paganismo significa uma série de tradições marcadas pela devoção à natureza e a crença em vários deuses. Teve suas origens na pré-história onde vários povos praticavam rituais à natureza, pois acreditavam que a Terra era sagrada e seus elementos eram associados às divindades. Realizavam sacrifícios, oferendas e festivais para homenagear os deuses e também para receber o novo ciclo da natureza.
Acentuam a experiência religiosa individual sendo politeístas por natureza, ou seja, alguns veneram deuses e deusas enquanto outros veneram uma força vital, e outros ainda veneram o casal cósmico. Enfatizam a existência de uma deusa que deve ser adorada como o nosso Deus.
Os pagãos desenvolvem liturgias e costumes religiosos típicos, locais e ancestrais que diferencia das demais religiões. Alguns tipos de paganismo: wicca que é a feitiçaria moderna, bruxaria tradicional que são videntes, mágicos, profetas, curandeiros, stregheria, tradições nórdicas, druidismo, xamanismo, asatru e luciferianismo.
No entanto, a fusão de determinadas práticas pagãs com a Igreja Católica Romana, ocorreram nos últimos 1500 anos, ou mais, até o ponto em que os líderes evangélicos no início dos anos 1600, declararam que o paganismo com o qual a Igreja Católica tinha se saturado a tornava a candidata número 1 para ser a Igreja do Falso Profeta do livro do Apocalipse.
Esta prática, a de mistura dos cultos com outros deuses, também é perceptível no período do Velho Testamento. Encorajo-vos a lerem os dois livros dos Reis e os dois livros de Crônicas inteiros, observando atentamente os muitos casos em que Israel se desviou para a adoração de deuses falsos. Deus levantou reis justos para trazer Israel de volta à adoração a ele. Observe que em todos os tempos de reavivamento, o rei justo destruía completamente todos os ídolos, imagens, altares, templos e matava os sacerdotes judeus da religião pagã. Em nenhum exemplo o rei orava sobre os objetos pagãos, tentando purificá-los para que pudessem ser usados na adoração ao único Deus verdadeiro. Veja, Deus está tão preocupado em como é adorado quanto com o fato que as pessoas o adorem. O princípio de como lidar com objetos e práticas pagãs é descrito no Novo Testamento. Leia com atenção:
"De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." [2 Timóteo 2:21].
Não vemos nenhuma orientação aqui para orar sobre o objeto imundo de modo a torná-lo útil para Jesus Cristo.             O que se vê é a orientação para a separação do contato com as influências impuras, contaminadoras e corruptas.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

Um comentário:

  1. O j c ou como queiram ,o tal cristo e idolatrado pelos cristaos , j c me curou, jc me deu isso , me deu aquilo , jc me salvou ,sendo que o verdadeiro Deus fica esquecido ,o j c nao passa de uma farsa, uma mitolologia criada pela igreja catolica e os protestantes tambem sustentam esta mentira

    ResponderExcluir