sexta-feira, 13 de abril de 2012

A OBRA DE DIÓTREFES



A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos,

Relembrando: na mensagem anterior (idolatria dentro das igrejas), foi transmitido que o estudo da idolatria dentro das igrejas é importante para todos aqueles que querem se apresentar separados e sem mancha, ao Senhor Jesus Cristo, para serem participantes de uma Igreja Fiel (que é a reunião dos Remidos do Senhor - composta de todas as almas redimidas, de todas as raças, línguas, povos, nações e de todos os tempos). Saiba que o seu empenho não será em vão! Pois breve Cristo voltará para buscar a sua Noiva Amada! Aleluias!!!


         Começando...
Hoje falaremos a respeito da obra de Diótrefes.

Mas quem foi este tal Diótrefes?
Para responder a esta pergunta vamos ler a seguinte passagem:

·III JOÃO 1:9,10,11 – “Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus”.

            Pelo que lemos, constata-se que o tal de Diótrefes tinha uma característica um tanto quanto incomum para um servo e ministro de Deus, não é verdade? Vejamos cada ponto grifado para entendermos como funcionava a obra de Diótrefes:
           
1.       Escrevi alguma coisa à igreja – O Apóstolo João assistia as igrejas e através de uma de suas cartas, advertiu a respeito das atitudes belicosas de um responsável por uma determinada igreja. João aqui tipifica a ação do Espírito Santo, operando através do esclarecimento necessário aos membros da Igreja. Diótrefes por sua vez, é o homem que sobressai e que tenta restringir o Ministério do Espírito Santo.

2.       Diótrefes – Pelo seu nome, tudo indica que ele devia ser um grego, cuja etimologia do nome significa “nutrido por zeus. O nome escolhido por seus pais, provavelmente formatou a personalidade e o caráter deste homem, que devia se sentir um “filho de um deus”. Por sua postura, ele devia ter sido um homem orgulhoso, arrogante, prepotente e incapaz de respeitar até mesmo o Apóstolo João.

3.       Primazia – Diótrefes se via como o "dono da Igreja", desconhecendo que o principal na Igreja deve ser Cristo Jesus. Certamente, que o Senhor Jesus não ocupava a primazia do coração de Diótrefes. Ele devia ser orgulhoso (auto-glorificar) e soberbo, características essas em que satanás sempre operou na vida do homem para distanciá-lo de Deus. Diótrefes era idólatra (pois em seu coração, não havia espaço para o Senhor Jesus). Era amante de si mesmo. Buscava reconhecimento da congregação. Buscava exaltar a sua “obra”. Veja ainda:
·I TIMÓTEO 1:16 –mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna”.

·EFÉSIOS 1:10 –para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra,”.

4.       Não nos recebe – Diótrefes não queria receber o Apóstolo João. O homem soberbo não quer que o Espírito Santo revele suas ações. Diótrefes não queria que João revelasse à sua igreja as coisas que ele andava fazendo. É um sinal também, que a igreja que Diótrefes pastoreava estava com os olhos vendados. As ovelhas não estavam percebendo a realidade. Outro fator a observar é a origem e a razão do exclusivismo. “Somos os melhores” ou “apenas nós temos a revelação” ou “nossa obra não tem igual” ou “ajuda de João (o Espírito Santo) pra quê? Nós mesmos temos a nossa orientação!” - devia dizer Diótrefes à sua congregação. Mas Diótrefes esqueceu o seguinte:
·HEBREUS 4:13 –E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.

5.       Proferindo contra nós palavras maliciosas – Quem nunca ouviu falar da síndrome da queda! As pessoas que confrontavam a “Obra de Diótrefes” a luz das Escrituras e do Evangelho de Cristo eram rotuladas como rebeldes, heréticas, caídas, desviadas, pervertidas, apóstatas,  “não entendedoras desta obra”, etc. 

6.       Não somente deixa de receber os irmãos – A obra de Diótrefes descartava as pessoas com tanta facilidade, desconhecendo sempre o Alto Preço pago pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário. A obra de Diótrefes ignorou a alegria que há nos céus quando uma pessoa se encontra com o Senhor Jesus.
LUCAS 15:7 –Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.

7.       Mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem - A obra de Diótrefes criou teorias sem fundamentação na Palavra de Deus e sem as características do Evangelho de Cristo! A ordem era não receber João (aquele que traz a orientação de Deus). A ordem era não receber os discípulos de João.  Mas uma vez, através de um pseudo-evangelho (obra de Diótrefes) - que nada tem haver com os ensinamentos do Senhor Jesus -, a obra de Diótrefes determinou aos seus membros a não amar o seu próximo. “Rejeitai-os!” – devia ser a pregação de Diótrefes.

8.       Os exclui da igreja Esta era a ferramenta principal de Diótrefes! Se for contra a sua revelação ou orientação, o seu destino seria certamente a excomunhão (exclusão) da sua igreja. O “filho de um deus” era impulsivo! Não podia ser contrariado. A final de contas, sua obra (obra de Diótrefes) não poderia correr nenhum risco. O seu reinado tinha que permanecer para sempre! A exclusão era o fim daqueles que não seguiam a sua orientação. Aqueles que eram hospitaleiros ao Espírito Santo eram excluídos da obra de Diótrefes.

9.       Não imites o mal – Mas a orientação do Espírito Santo é esta: NÃO IMITES O MAL !!!!!!!!!!!!!

10.   Mas o bem - Mas Espírito Santo ainda orienta: IMITES O BEM !!!!!!!!!!!!

11.   Quem faz o mal não tem visto a Deus” – E aqui há um ensinamento do Espírito Santo e também uma sentença! Os obreiros de Diótrefes pensam que estão vendo a Deus, mas não estão! Estão colocando os seus corações na criatura (obra) e esquecendo o autor e consumador de todas as coisas, o Deus Criador – Rei dos reis e Senhor dos senhores! Aleluias!!! E a sentença é esta: não tem visto e não verão a Deus, se permanecerem amando mais a obra do que ao Senhor Jesus Cristo!

Meus Irmãos, este fato aconteceu a quase 20 séculos atrás, mas esta história se repente em nossos dias (Ec 1:9 – “O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol”.).  O Apóstolo João é nesta figura o tipo do Espírito Santo que quer alertar a obra de Diótrefes (a igreja de Diótrefes), para que eles possam imitar o bem (·EFÉSIOS 5:1 – “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;”). Não siga a obra, siga a Jesus Cristo, o Único caminho que leva a Deus!

Concluindo meus Queridos, Deus quer nos salvar! Jesus morreu na cruz para nos dar a Vida Eterna! Não vai ser homem algum, mal algum, obra alguma, altura, profundidade e qualquer outra circunstância que vai nos tirar deste caminho da Salvação! Aleluias!!! Saiba que o Sangue do Senhor Jesus na cruz clama: Aba, Pai! Foi com o seu Sangue Inocente vertido na cruz, que conseguimos a adoção de filhos! Não foi por qualquer preço! Não! Foi com a vida de Cristo. Nunca se esqueça disto!


Na próxima mensagem, falarei a respeito de “a salvação não é individual”.

Desejo que o Senhor Deus nos abençoe e até a próxima...

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Para maiores informações:
http://www.orkut.com.br/Main#Home – Evangelho do Reino
https://twitter.com/ - Evangelho do Reino


Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário