terça-feira, 3 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS.



A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos,

         Começando...

Relembrando: na mensagem anterior (COMO É POSSÍVEL ALCANÇAR A VIDA ETERNA EM JESUS CRISTO - PARTE II), foi transmitido que para obter a Salvação é necessário arrepender-se dos seus pecados, crer na morte e na ressurreição do Senhor Jesus por Você, e recebê-lo como Senhor e único e exclusivo Salvador de sua vida. É necessário que Você ouça as palavras de Jesus e creia em Deus (·JOÃO 5:24 – “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”). Mas também, não é apenas ouvir o que Jesus diz, mas também praticar e guardar Suas palavras dentro de si (JOÃO 8:51 – “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”).

Mas, hoje vou tratar da importância do Batismo nas águas.

Esta mensagem é para todos, mas principalmente para Você que não tinha uma experiência real com o Senhor Jesus.
Conforme as passagens anteriores foi demonstrado que é necessário ter um encontro com Jesus, pois Ele é o Único Caminho (Mt 7:13) que leva a Deus (Jo 14:06). Mas para isso, Você deverá acreditar que Ele é a Salvação (At 16:31). E por fim, deverá permanecer neste Caminho (I Jo 2:24; Mc 13:35; Mt 25:13; Mc 13:33; Lc 13:24), pois Ele em breve voltará (Hb 10:37).
Mas para isso é necessário o arrependimento de seus pecados, pois o pecado não representa apenas ações erradas ou desvios de caráter, mas tornou-se parte da natureza humana (ROMANOS 5:12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”).
Bem, o ponto chave é o arrependimento (é uma decisão que resulta em uma mudança de idéia, que, sucessivamente, leva a mudança de objetivos e ações), pois as boas ações e condutas não são suficientes para a justificação diante de Deus. Portanto, a justificação dos pecados, não virá pelas obras, mas sim, pela fé em Jesus Cristo (GÁLATAS 2:16 – “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada”).
Uma vez arrependido, Você deverá crer na morte e na ressurreição do Senhor Jesus por Você, e recebê-lo como Senhor e único e exclusivo Salvador de sua vida. Com esta atitude, Você terá um encontro com o Senhor Jesus, e começará a gozar de uma Vida Eterna com Deus. Isto é a Salvação do homem. Ou seja, Você nascerá de novo (Jo 3:3) – terá uma nova vida.

E Você deve estar se perguntando: onde que entra o Batismo nas águas, nessa história? Calma que chegaremos lá!

O que inicialmente é importante Você saber é que o batismo não salva ninguém. Ao contrário do que alguns pregam, o batismo nas águas é um ato público (é uma forma de Você dar um testemunho público da sua fé e da sua salvação em Jesus Cristo), e a Salvação é um ato e um processo espiritual, vinculados exclusivamente ao Senhor Jesus (lembra-se: Eu sou o Caminho... Mt 7:13). A salvação é um dom gratuito de Deus (Rm 6:23). Falar que o batismo salva, é o mesmo que dizer que Jesus não é o Caminho, mas é apenas um dos caminhos. É também desprezar o sacrifício vivo de Jesus na cruz do Calvário! Isto é engano!
Por esta razão que não se devem batizar as crianças, pois a Salvação depende somente da fé em Jesus Cristo (Ef 2:8, 9). Logo, elas não devem ser batizadas - as crianças recém-nascidas e nem as que ainda não atingiram a idade da razão e da consciência do pecado. 
Outro ponto a ser esclarecido é que o Batismo nas águas não é o Batismo com o Espírito Santo. Este é um cumprimento da promessa do Senhor Jesus à sua Igreja (Jo 14:26). E é o revestimento do poder de Deus sobre o seu povo (falaremos a respeito do Batismo com o Espírito Santo na próxima mensagem, ok!).
Esclarecidos estes pontos, vou ilustrar um pouco, para melhor compreensão: Imagine Você sendo convidado a participar de uma audiência na Casa Branca com o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Ou então, na sede das Nações Unidas, Você é convidado a participar de uma conferência com os Presidentes das 20 Nações mais poderosas do mundo. E aí eu te pergunto: Você por acaso irá de cabelo arrepiado, sem escovar os dentes e de pijama? Ou Você vai com sua melhor roupa, de banho tomado, com os dentes escovados (hehe...), perfumado, cabelo alinhado, ou seja, vai da melhor forma possível, pois é uma ocasião solene e singular.
Este exemplo é para Você entender a importância do Batismo nas águas. Ele representa a audiência com a maior Autoridade de todas, estou falando do Rei dos reis e Senhor dos senhores (·I Tm 6:15; ·Ap 17:14; e, Ap 19:16).
Sendo que nesta audiência, que também é solene e singular, Você entrará no Reino de Deus e dará um testemunho público a Ele e a todas as pessoas de sua fé e da salvação alcançada pelo seu Filho Jesus Cristo. Se para um governante humano Você irá da melhor forma possível, quanto mais para Deus!
É por isso que ao ser batizado, Você deverá se apresentar como uma pessoa mudada (II Co 5:17 – “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”). É por essa razão que o Batismo nas águas representa um novo nascimento.
Então, o Batismo nas águas é para a pessoa que já teve uma experiência de Salvação com o Senhor Jesus!

Desta forma, o Batismo nas águas representa:
1.       Uma confissão pública do arrependimento dos seus pecados (At 2:38);
2.       A purificação interior e remissão dos seus pecados no momento da conversão (At 22.16);
3.       Um testemunho público de sua fé e da sua salvação em Jesus Cristo;
4.       Um testemunho público de um novo nascimento em Jesus Cristo (II Co 5:17);
5.       O início de sua vida Cristã (Mt 28:19 e Gl 3:27);
6.       A sua identificação com o Senhor Jesus Cristo;
7.       Que Você morreu para a velha vida e entrou na novidade de vida, mediante a redenção de Cristo (Cl 2.12);
8.       Que Você se identifica com o corpo de Cristo, que é a Igreja, dando testemunho público de sua fé (1 Co 12.13).
9.      Um momento de alegria no Céu. É um ato solene, festivo e de grande importância para a vida do batizando e da Igreja.
Concluindo meus Queridos, o Batismo nas águas é um símbolo. Ele, assim como as boas obras, não salva (nem ajudam a salvar) e nem purifica, mas simboliza o seu novo nascimento em Cristo Jesus. Deve ser feito por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todo o salvo deve ser batizado, obedecendo à ordenança de Jesus. O Batismo nas águas é o seu testemunho público da sua fé e da sua salvação em Jesus Cristo. Após ser batizado, Você irá integrar à vida ativa da Igreja.

Na próxima mensagem, explicarei o que é o Batismo com o Espírito Santo.

Desejo que o Senhor Deus nos abençoe e até a próxima...


“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”


Para maiores informações:

http://www.orkut.com.br/Main#Home – Evangelho do Reino
https://twitter.com/ - Evangelho do Reino


Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar!


2 comentários:

  1. Amados dizer no texto que o batismo não salva e que o batismo é um ato público, não é bíblico.
    Misericórdia queridos. Não é isso que lemos nos textos sobre batismo no evangelho do Reino.

    ResponderExcluir
  2. Amados dizer no texto que o batismo não salva e que o batismo é um ato público, não é bíblico.
    Misericórdia queridos. Não é isso que lemos nos textos sobre batismo no evangelho do Reino.

    ResponderExcluir